Todos os sete pilotos da ASG vão utilizar essa novidade tecnológica em seus caminhões nesta temporada
O caminhão Mercedes-Benz Actros, bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022, iniciou a temporada 2023 com uma grande novidade tecnológica: Pela primeira vez na história da competição, os caminhões da equipe estavam equipados com a exclusiva e pioneira MirrorCam, tecnologia apresentada nos novos modelos rodoviários da marca.
Na competição, quatro dos sete caminhões da ASG Motorsport estão equipados com a 2ª geração da inovadora solução da Mercedes-Benz, que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substituiu os espelhos retrovisores convencionais.
Parceira da Mercedes-Benz pelo segundo ano, a ASG Motorsport é a atual campeã da Copa Truck. Em 2023, a equipe conta com sete pilotos, todos levando a força e a alta competitividade do Actros para as pistas de corrida. A primeira etapa do ano, realizada no último domingo (19) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, já mostrou que essa mudança pode fazer muita diferença para os pesados.
Disponível para o Actros do transporte rodoviário de cargas, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. No evento de apresentação, o piloto Roberval Andrade falou sobre como essa mudança pode melhorar a visibilidade dos pilotos: “Com o retrovisor comum, eu mal conseguia enxergar onde a roda traseira estava passando. Agora, com o MirrorCan, eu consigo enxergar até a lista do asfalto. É muito mais segurança, não treme porque vejo tudo na tela, ficou muito bom”, explica o piloto.
Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil. "Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores", afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
O diretor explica que um outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam “oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais”, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores.Ferrarez destaca ainda que o MirrorCam “oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva”, já que não sofre os efeitos dos respingos nos retrovisores comuns.
O logotipo "CTC" estará em evidência em alguns caminhões da ASG, divulgando o modelo de negócio de customização de caminhões que vem crescendo dentro das soluções oferecidas pela Mercedes-Benz do Brasil ao mercado. Com essa iniciativa, que trará benefícios aos pilotos, a Mercedes-Benz se mostra ouvindo cada uma das vozes, incluindo a dos parceiros da ASG Motorsport.
2ª geração do MirrorCam – braços das câmeras 10 centímetros mais curtos
A 2ª geração do MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chegou ao Brasil com o Actros em 2023, pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem.
Um dos benefícios desse encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar na marcha à ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.
A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, que foi originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado, retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão.
Além disso, agora o sistema MirrorCam aprimorado, consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.
Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a cabina de 2,50 metros de largura, o "braço" da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.
Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.
O que achou dessa novidade? Você gostaria de dirigir um Actros com o MirrorCan? Participe com a gente e fique por dentro de tudo o que acontece no Planeta Caminhão.
Comentarios