Cerca de 30 caminhões estarão no grid de abertura da temporada em Goiânia, que promete grande público
A sétima temporada da Copa Truck terá início neste final de semana no Autódromo Internacional de Goiânia/GO, com as atividades de testes e aquecimento na pista começando nesta sexta (17) e no sábado, já com abertura ao público, com os treinos livres e os classificatórios, terminando com a corrida no domingo, dia 19.
A primeira etapa da Copa Truck 2023 já reúne uma série de novidades. A estreia terá o maior grid de sua história. Estão previstos 30 caminhões para a prova de abertura do campeonato brasileiro. Além do grid cheio, a dança das cadeiras foi a maior desde o início do campeonato em 2017, com muitas mudanças importantes no tabuleiro.
Wellington Cirino, atual campeão da competição, trocou a Mercedes da ASG pela Iveco da Usual Racing ao lado de Danilo Dirani e de Djalma Pivetta, dono da equipe: “É um prazer poder representar a Iveco e dar essa sequência na minha carreira. Agradeço ao Djalma e a Usual Racing por poderem me proporcionar isso e entrar em um novo desafio. Desde 2009 eu sonho em correr pela Iveco e hoje essa oportunidade e o sonho se concretizam”, conta Cirino.
Felipe Giaffone, primeiro campeão da história da Copa Truck, representou por quatro temporadas as cores da Iveco Usual Racing, voltou à VW/R9 para disputar a temporada tocando o primeiro caminhão de corrida com propulsão elétrica do mundo. Ele se junta a Beto Monteiro, André Marques, Paulo Salustiano, Debora Rodrigues, João Augusto e Thiago Rizzo. “Estou muito feliz em participar deste projeto tão inovador e inspirador ao lado de parceiros incríveis. Este será um ano inesquecível e marca o começo de uma nova jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional”, destaca Giaffone
Outras importantes novidades são as estreias, que já fizeram bastante barulho e traz à Copa Truck nomes de muito peso. Bia Figueiredo e Caio Castro são um dos nomes que se unem a Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate, Daniel Kelemen e Luiz Lopes na ASG Mercedes, com Victor Franzoni integrando a Tiger Team e Ricardo Alvarez figurando como substituto de Dirani na PP.
Bia Figueiredo afirma que é um grande desafio, mas que se sente motivada a enfrentá-lo: “Estou muito feliz com a oportunidade com a atual equipe campeã da categoria. É um grande desafio, porque será minha estreia pós-maternidade em uma temporada completa”, conta. A piloto passou por duas gestações, uma delas no ano passado. A minha estreia nas pistas foi 50 dias após parto do Matteo. Em 2022, disputei algumas provas, fiz em 2022 na TCR com a Cobra Racing Team, e foram corridas muito importantes. Estar na pista é o que me motiva”, ressalta Bia.
Leandro Totti volta ao grid da competição como piloto ao lado de Rodrigo Taborda na nova Vannucci Racing, que competirá com dois caminhões Volvo. Ano passado ele atuou como chefe de equipe, e agora, volta para a linha de frente, totalizando cinco marcas no grid ao lado de Mercedes-Benz, Volkswagen, Iveco e Scania.
Os ingressos ainda estão à venda, mas a maioria já foi vendida. Isso indica que o público deverá comparecer em peso, para acompanhar de perto a disputa da primeira etapa, ouvir o ronco dos motores, ver os novos caminhões e curtir o dia com shows de velocidade e desfile dos pilotos. Garanta seu ingresso no site da Copa Truck
O Autódromo Internacional Ayrton Senna possui 3,83 Km de extensão e recebe a Copa Truck desde 2017. O recorde da pista na Copa Truck é do Wellington Cirino, com o tempo de 1:46:931, marcado em 2018. Em 2023, serão duas etapas no local. Além da corrida no próximo final de semana, o circuito receberá a última etapa da temporada no dia 19 de novembro.
Confira a programação detalhada da etapa de Goiânia da Copa Truck:
SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO
Portões fechados para o público
8h00 – NASCAR Brasil – Shakedown
10h45 – Copa Truck – Treino Extra Super
11h25 – Copa Truck – Treino Extra
12h30 – Copa Truck – Treino Livre 1
13h50 – NASCAR Brasil – Shakedown
14h25 – NASCAR Brasil – Treino Extra
15h30 – Copa Truck – Treino Livre 2
16h35 – NASCAR Brasil – Treino Livre 2
SÁBADO, 18 DE MARÇO
Abertura dos portões: 8h00
9h00 – NASCAR Brasil – Treino Livre 1
10h00 – Copa Truck – Treino Livre 3
13h00 – NASCAR Brasil – Treino Livre 2
15h00 – Copa Truck – Classificação
16h30 – NASCAR Brasil – Classificação 1
16h50 – NASCAR Brasil – Classificação 2
DOMINGO, 19 DE MARÇO
Abertura dos portões: 8h00
8h00 – NASCAR Brasil – Warm Up
8h20 – Copa Truck – Warm Up
8h45 – Visitação aos Boxes
9h55 – Hino Nacional
10h08 – NASCAR Brasil – Corrida 1
10h38 – Copa Truck – Desfile dos Pilotos
11h10 – Copa Truck – Corrida 1
11h45 – Copa Truck – Corrida 2
12h53 – NASCAR Brasil – Corrida 2
Comentarios