e-Bus para 72 passageiros é um ônibus elétrico a baterias produzido pela Eletra, com chassi O 500, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG
O sistema BRT de transporte coletivo urbano de Salvador, capital da Bahia, recebeu oito unidades do e-Bus, ônibus totalmente elétrico a baterias da Eletra. Os veículos já circulam nos corredores do sistema, todos montados sobre chassis O 500 U da marca da estrela de três pontas. Cinco unidades do e-Bus foram adquiridas para a Ótima Transportes (OT Trans) e três para a Plataforma Transportes.
Com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento, para 72 passageiros, o e-Bus recebe motor elétrico, inversor e bateria WEG. O veículo se destaca pela operação silenciosa e zero emissão de poluentes, como gás carbônico e material particulado. Além disso, também se caracteriza pelo piso baixo, ar condicionado e wi-fi.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil afirmou que a parceria com a Eletra já existe há 22 anos e desde que a empresa, que é referência em tecnologia de tração elétrica, passou a ser vizinha da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), aprofundaram os projetos para a eletrificação do coletivo.
De acordo com o executivo, o objetivo da parceria é desenvolver e oferecer linhas de produtos que se complementam: “Assim, unimos forças para atender a todas as demandas do mercado e dos nossos clientes por ônibus elétricos", explica. Ainda segundo Walter, o atendimento aos gestores e aos operadores do transporte coletivo urbano de Salvador vai além dos novos e-Bus.
Foram adquiridos 187 novos ônibus, que serão utilizados pelos grupos Ótima e Plataforma. Desse volume, 119 unidades são de modelos OF 1721 da Mercedes-Benz. Outras 50 unidades do chassi LO 916 e 18 unidades da família O 500 U: "Isso reafirma a destacada preferência dos produtos da nossa marca nas renovações e ampliações de frotas das grandes capitais do País", informa Walter Barbosa.

Quatro eBus para a cidade de Vitória
Ampliando a presença de ônibus elétricos nos sistemas de transporte de grandes cidades do Brasil, o Governo do Espírito Santo adquiriu quatro unidades do eBus Eletra para operação na Região Metropolitana de Vitória.
Assim como em Salvador, os ônibus Eletra para a Grande Vitória são montados sobre chassis Mercedes-Benz O 500, com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento e motor elétrico, inversor e bateria WEG: "Este é o início de uma grande jornada rumo à eletrificação do transporte público nas principais cidades brasileiras. Salvador e Vitória foram pioneiras”, afirma Milena Romano, presidente da Eletra.
A executiva explica que essas cidades são capitais que compreenderam a importância dos veículos de zero emissão para a qualidade de vida de seus cidadãos, em especial a importância de valorizar os veículos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional: “A Eletra orgulha-se de escrever, com Mercedes-Benz e Caio, mais esse capítulo da história da eletromobilidade no Brasil", afirma Milena.

eO500U – Um chassi de ônibus urbano elétrico a baterias desenvolvido para o País
Além dos ônibus em parceria com a Eletra, a Mercedes-Benz do Brasil também desenvolveu e lançou para o mercado o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da marca que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.
O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, assim como para a América Latina e outros mercados de exportação. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.

A robustez mecânica do consagrado chassi Mercedes-Benz O 500, linha com mais de 15.000 unidades vendidas na América Latina, garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereça o maior PBT – peso bruto total (21.200 kg) e a maior capacidade de passageiros da categoria (até 83 passageiros na configuração padron).
Walter Barbosa afirma que, juntamente com os parceiros, a Mercedes-Benz está construindo um grande legado para a eletromobilidade: "Estamos muito orgulhosos e felizes, pois isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade", finaliza.
Fique ligado em nosso site e redes sociais para ficar por dentro de tudo o que rola no Planeta Caminhão.
Super Motoristas
Comentarios