A primeira mulher a competir pela ASG estreia na categoria e se junta a Débora Rodrigues como as primeiras mulheres a concorrer na competição
O grid da Copa Truck na temporada 2023 vai ter mais uma presença feminina de peso. Uma das mais renomadas pilotos brasileiras em nível internacional, a paulista Bia Figueiredo vai fazer parte do esquadrão da ASG Motorsport para a temporada completa da competição. Com um Actros com mais tecnologia embarcada, Bia fará sua estreia em Goiânia com o truck #03, no próximo dia 19. Ela esteve presente na apresentação oficial da equipe ASG Motorsport Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo.
Ana Beatriz Figueiredo iniciou sua carreira no kart e foi a primeira brasileira na Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional. Também disputou a Fórmula Indy por seis anos, tornando-se a primeira mulher a vencer uma prova da categoria Indy Lights e foi a única mulher a vencer na Fórmula Renault. Seu primeiro contato com o caminhão foi no começo desse ano, em uma sessão de treinos em Interlagos, junto com os outros cinco pilotos do time.
Bia Figueiredo vai fazer parte da equipe ASG na temporada 2023 da Copa Truck. A piloto é um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro, é primeira brasileira a pilotar na tradicional Fórmula Indy, primeira mulher do mundo vencedora na Firestone Indy Lights, única a vencer na Fórmula Renault, segue sendo a única a conquistar uma pole position na Fórmula 3.
Em sua apresentação, Bia falou um pouco da carreira e contou como está se sentindo para a estreia em uma nova categoria. Falou sobre a nova fase que vem vivendo e como concilia sua carreira vitoriosa com a rotina de criar dois filhos pequenos: “Estou muito feliz com a oportunidade com a atual equipe campeã da categoria. É um grande desafio, porque será minha estreia pós-maternidade em uma temporada completa. Passei por duas gestações, a do Murillo e do Matteo”, conta a piloto.
Mesmo participando de competições no ano passado, Bia conta que ainda não havia participado de uma temporada inteira. Ela recorda que sua estreia nas pistas foi 50 dias após parto do Matteo, disputou algumas provas em 2022, que ela considera corridas muito importantes. “Estar na pista é o que me motiva”, declarou Bia, que terá o apoio da Gisa Wheels. Apesar da experiência, Bia reforça que pilotar um veículo tão pesado é bem diferente do que está acostumada, mas que está se sentindo confiante para estrear.
“Não vejo a hora de fazer os primeiros treinos com a equipe. Será o “bólido” mais diferente que guiarei. Treinar em Interlagos será muito importante para a adaptação para o início da temporada, principalmente para poder trocar muitas informações com o Roberval, que é um vencedor e muito experiente na categoria”, salienta Bia Figueiredo.
Ela foi apresentada por Roberval de Andrade, dono e piloto da ASG Motorsport, que vai liderar a equipe em busca do bicampeonato: “A Bia é um ícone do automobilismo e temos um projeto de longo prazo para ela dentro da nossa equipe e na categoria. Junto com ela vêm muitas outras coisas que envolvem o engajamento de uma equipe completa e a representatividade das mulheres que hoje estão nas estradas com seus caminhões”, reforçou.
Raquel Loh, experiente engenheira de pista, vai ser chefe da equipe ASG na temporada 2023 da Copa Truck. A engenheira vai estrear na Copa Trck depois de uma longa trajetória na Stock Car. Foto: Planeta Caminhão.
Além do anúncio dos pilotos, a ASG divulgou as novidades em outros setores da equipe, como a primeira mulher chefe de equipe na ASG e na Copa Truck. Trata-se de Raquel Loh, engenheira de pista experiente, com longa trajetória na Stock Car e que representou o país na equipe técnica da Fórmula 1, maior categoria do automobilismo mundial, em 2022.
Já nos caminhões que vão para as pistas, a ASG mostrou todos os caminhões que vão representar a marca na Copa Truck, nas duas categorias: Super e Pro. Os pilotos da equipe vão competir com um Actros totalmente modificado para alta performance nas pistas, mas que para essa temporada, vai utilizar ainda mais tecnologia embarcada. O caminhão da Bia Figueiredo e do Roberval, por exemplo, terão retrovisores automáticos pela primeira vez, utilizando o sistema MirrorCam, do Actros tradicional.
Equipe ASG para a temporada 2023
Equipe Usual Racing da esquerda para a direita: Raphael Abbate (ex-Usual Racing), Ebru Semizer (Movimento A Voz Delas), Raphael Abbate, ex-Usual Racing, Ebre Semizer (Movimento A Voz Delas), Jaidson Zini,Caio Castro, Bia Figueiredo, Roberval Andrade, Raquel Loh, Daniel Kelemen, Luiz Lopes (ex Tiger). Foto: Planeta Caminhão
Equipe ASG para a temporada 2023 da Copa Truck
Além do anúncio de Bia Figueiredo e dos caminhões que serão utilizados na temporada, a coletiva no Espaço Mercedes-Benz também marcou o anúncio de todos os integrantes da equipe, que será composta pelos novos integrantes: Caio Castro, que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais, além de Raphael Abbate e Luiz Lopes, que estavam ligados a outras equipes em 2022. Os pilotos Daniel Kelemen e Jaidson Zini, que já defendiam a ASG no ano passado, continuam na equipe.
A temporada 2023 começa com a etapa de Goiânia nos dias 18 e 19 de março no Autódromo Internacional da capital goiana. São três tipos de ingressos oferecidos: Gramado (com opção de meia entrada), Passe de Visitação (arquibancada coberta com direito a visitação aos boxes) e Camarote/Paddock (localizado acima dos boxes com visitação aos boxes e buffet no domingo). A venda online será realizada até o dia 17 de março.
Caminhão Actros que será utilizado pela equipe ASG Mercedes-Benz na temporada 2023 da Copa Truck. Foto: Planeta Caminhão
Confira em nossas redes sociais detalhes do anúncio e em nosso youtube, uma entrevista com a Bia Figueiredo. Compartilhe essa notícia com seus amigos apaixonados por pesados e velocidade.
Comentarios