Versões da CNH física sem o QR Code registrado ainda não terão acesso ao modelo digital, tendo que esperar a renovação da carteira para a sua emissão.
Em todo o território brasileiro, desde 01 de janeiro de 2023, já está disponível a emissão da versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso. Isso significa que, com a versão digital, o motorista não precisa andar com sua CNH de papel. O artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que o condutor escolha se prefere que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja expedida por meio físico ou digital.
Lembrando que motoristas com EAR, ou seja, que estejam utilizando o veículo para fins comerciais precisam inserir essa informação no documento. A emissão imediata digital do documento não é obrigatória, já que a renovação já será feita dessa forma, mas muitos motoristas já estão se adiantando.
O que precisa para emitir a CNH digital?
Só será permitido emitir uma CNH digital se o motorista tiver o documento em papel com o QR Code, com exceção da primeira habilitação, que já pode ser emitida somente no formato digital. Depois, é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store, e seguir as instruções.
A versão online possui um QR Code que garante sua autenticidade, e uma assinatura digital que dá validade jurídica ao documento. Toda e qualquer pessoa brasileira ou estrangeira que possua ou venha a possuir a CNH, pode baixar as versões digitais da habilitação e do certificado de registro de seu veículo.
Porque devo solicitar a CNH Digital?
A CNH digital tem diversos benefícios, como uma maior segurança das informações, pois os dados do condutor são criptografados e assinados digitalmente, o que garante a autenticidade do documento e reduz os riscos de fraudes e falsificações.
A emissão digital também gera mais economia com relação às impressões e facilita o processo de digitalização e autenticação de cópias de documentos. Outro benefício é a maior praticidade, já que o habilitado pode andar com a CNH no aparelho celular.
Como validar o cadastro e inserir a CNH?
Para cadastrar a CNH no aplicativo, você precisa validar seu cadastro através de uma das três opções: pelo certificado digital, pelo celular (reconhecimento facial) ou sem certificado digital. O primeiro passo é se registrar no Detran e validar o acesso com o formato escolhido.
Com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito da SERPRO (empresa de tecnologia da informação do governo federal). No aplicativo, clique em ‘habilitação’ e, em seguida, em ‘toque para baixar sua CNH‘.
O aplicativo vai informar os procedimentos para realizar a validação. Só é necessário realizar um dos procedimentos oferecidos. Uma outra funcionalidade é a possibilidade de visualizar as infrações de trânsito que foram cometidas pelo condutor ou com o seu veículo.
Quem trabalha com transportes precisa incluir a observação EAR na CNH. E essa solicitação não é difícil de fazer, podendo ser realizada no Detran ou pelos serviços de atendimento, como os Poupatempos, a Unidade de Atendimento Integrado, o Portal Vapt Vupt ou algum serviço equivalente dentro do estado onde você mora.
No caso do estado de São Paulo, é possível solicitar a inclusão EAR pela internet, no site do Poupatempo, que você pode acessar clicando aqui. Versões da CNH física sem o QR Code registrado ainda não terão acesso ao modelo digital, tendo que esperar a renovação da carteira para a sua emissão.
Cadastro de uma CNH por dispositivo
Vale ressaltar que o sistema só permite o cadastro de uma única CNH em um único dispositivo, não havendo a possibilidade de estar disponível em mais de um lugar. Ao autenticar a CNH digital no segundo aparelho, o dispositivo anterior será desconectado automaticamente.
Em caso de roubo do celular, a CNH digital tem seus dados criptografados, e não ficam expostos por serem protegidos por uma Chave de Acesso. Ainda assim, se o usuário preferir, é possível desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do Denatran, e remover os documentos digitais do dispositivo roubado.
O que você acha da CNH digital? Já emitiu a sua? Participe com a gente e compartilhe essa notícia. Em nosso site tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!
Comentarios