Principal

Projeto de lei pretende vetar a venda de veículos a diesel e gasolina até 2035

Projeto de lei pretende vetar a venda de veículos a diesel e gasolina até 2035

PL defende que pelo menos 50% de cada modelo de caminhões e ônibus, de fabricação nacional ou importado seja de tração elétrica

Está em tramitação na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que pretende acabar com a venda de veículos a diesel e gasolina no Brasil, bem como determinar a obrigatoriedade de que pelo menos 50% dos modelos de caminhões e ônibus sejam elétricos. O Projeto de Lei 295/2023, sugerido pelo Deputado Federal Capitão Alberto Neto (PL/AM), propõe um cronograma de até 12 anos para a mudança. 

De acordo com o texto do projeto, a partir de 2035, ficaria proibida a venda de veículos equipados com motores a combustão (diesel, gasolina e etanol) e seria permitida apenas a venda de modelos elétricos, proibindo assim a produção e venda de motores a combustão interna para diversos tipos de veículos. 

A princípio, motocicletas, carros, caminhonetes e veículos utilitários deverão ser totalmente elétricos, já os caminhões e ônibus deverão ter, obrigatoriamente, 50% das vendas de modelos elétricos. Para esses veículos o cronograma é diferente, e estabelece que deverão ser 100% elétricos a partir de 2045, vedando a venda de modelos a combustão interna.

O texto do projeto também destaca que modelos voltados para viagens de longas distâncias, como caminhões e ônibus, poderão ser comercializados em versões híbridas, utilizando motores de combustão interna e eletricidade, conforme regulamentação posterior.

De acordo com o deputado, o principal motivo da criação do PL são as graves consequências das mudanças climáticas, que têm mobilizado os mais importantes países do mundo em grande esforço para a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa, contabilizadas em toneladas equivalentes de dióxido de carbono (CO2).

“A previsão em lei é de que somente poderão ser vendidos no Brasil veículos novos a tração elétrica, a partir de 2035 para os veículos leves e para pelo menos metade da frota de micro-ônibus, ônibus e caminhões. A partir de 2045, aí sim, para a totalidade dos micro-ônibus, ônibus e caminhões e para os diversos tipos de tratores”, disse o Deputado na justificativa do projeto.

O texto foi apresentado ontem, 06 de fevereiro, na Câmara dos Deputados, se encontra aguardando o despacho do Presidente da Câmara e ainda não tem previsão para ser analisado. O deputado explica que a ideia é promover a mudança na matriz energética mundial, substituindo o uso de fontes de origem fóssil – principalmente petróleo, gás natural e carvão mineral – pelas fontes renováveis. 

Atualmente, mais de 80% dos veículos utilizados no país são movidos a combustão interna, sendo o diesel o principal tipo. De toda a forma, a discussão sobre essa mudança é importante e gera muitas opiniões. O que você acha do projeto? Participe com a gente e compartilhe essa notícia

 

Fonte: Câmara dos Deputados
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2347105

Fonte: Blog do Caminhoneiro
https://blogdocaminhoneiro.com/2023/02/projeto-de-lei-quer-acabar-com-uso-de-diesel-e-gasolina-no-brasil/

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.