Scania Super com caixa de câmbio de alumínio consome menos óleo, é 70 kg mais leve e ão tem sincronizador
Para atender ao Proncove 8, a Scania definiu duas estratégias. A primeira era ter uma nova linha de motores P8/Euro 6 que atendem todos os segmentos de atuação com economia de diesel de até 2% sobre a geração atual. A outra era criar uma nova gama dentro da categoria dos pesados, na busca de elevar o patamar de resultados dos clientes que atuam nas faixas de potência mais vendidas do mercado.
Dessa segunda estratégia surgiu a linha Scania Super, que trouxe muitas novidades técnicas, necessárias para cumprir o prometido pela marca em reduzir até 8% o consumo de combustível dos caminhões da linha. Foram feitas várias mudanças pelo trem de força e uma das mais importantes foi a troca da caixa de ferro fundido tradicional, por uma caixa de alumínio.
A gama Super vem equipada com as novas caixas de transmissão automatizadas Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33. Ou seja, tanto a nova linha de motores Euro 6, quanto o Super agora possuem conjuntos mais eficientes.
A caixa de alumínio de caminhão pesado foi uma das alternativas encontradas porque segundo Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios da Scaniao, alumínio transfere melhor o calor e é mais leve do que a caixa tradicional. Com essa mudança, foi preciso desenvolver um sistema que diminuísse o efeito de arraste e a perda de potência do caminhão em algumas situações. E essas mudanças trouxeram outros benefícios.
Ainda de acordo com as explicações da montadora, além da caixa de alúminio, o propulsor Super traz muitas novidades importantes. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.
De acordo com Gallão, a caixa de alumínio é mais indicada para uma melhor troca térmica e menor ruído e somente com essa mudança, foi possível reduzir de 65 a 70 kg do caminhão, o que siginifca mais ganho de carga útil para o cliente. Além disso, com o combinado que reduz os efeitos causados pelos picos de desgaste nos intervalos de troca de marcha, é possível reduzir em até 2% o consumo de combustível.
Nesse vídeo você vai entender tudo o que foi feito para que os caminhões da linha pudessem chegar a esses números. Dá um play e confere.
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