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Ônibus elétrico Marcopolo Attivi inicia testes no Chile

Ônibus elétrico Marcopolo Attivi inicia testes no Chile

Veículo vai circular em diferentes áreas urbanas de Santiago. Empresa anunciou recentemente o início da produção do Attivi integral no Brasil.

A Marcopolo, uma das empresas líderes na produção de carrocerias de ônibus no Brasil e marca de referência no mercado, iniciou neste mês, no Chile, a operação do Attivi, seu ônibus 100% elétrico. A iniciativa está alinhada com a estratégia de eletromobilidade da companhia para ampliar sua presença nos mercados mais avançados na eletrificação, com a formação de parcerias estratégias para o fornecimento de chassi.

De acordo com André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da Marcopolo, o ônibus vai circular por diversas áreas urbanas da capital Santiago para que os operadores avaliem o seu desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.


Operação de ônibus 100% elétrico Attivi em Santiago do Chile. Divulgação Marcopolo

O modelo Attivi desenvolvido para o Chile possui 12.000mm de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm. Tem eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350kwh e autonomia entre 230 e 280 km (dependendo das condições de utilização). 

O Marcopolo Attivi tem capacidade para 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça)  e para maior conforto e segurança destes, conta com ar-condicionado Valeo Revo E, incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. 

O modelo se enquadra nas normas de emissão, já que é 0 poluente, mas também foi desenvolvido pensando na acessibilidade. Possui espaço para cadeira de rodas e assento preferencial para PCDs, além de iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.


O ônibus possui 12 metros de comprimento e autonomia de 230 a 280 quilômetros, a depender das condições de utilização. Divulgação Marcopolo

A expectativa é de que o ônibus se adapte bem às rotas destinadas, e em breve, pode estar em terras brasileiras. Como parte da sua estratégia ESG, a Marcopolo, que hoje é líder no fornecimento de ônibus para o sistema de transporte urbano de Santiago, anunciou recentemente o início da produção do Attivi integral no Brasil. "Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis”, explica o diretor. 

Ele ressalta que é uma tendência mundial chegar ao menor número de emissões possíveis, e os ônibus urbanos, com rotas curtas e definidas, pode ser um caminho de desenvolvimento para a eletrificação: “A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país", enfatiza Armaganijan.

A Marcopolo conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. Você acha que os ônibus elétricos terão espaço no Brasil? Participe com a gente.

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