De baú para transporte de bebidas até abastecimento de aeronaves, o caminhão elétrico da Volks pode ser utilizado com mais de dez implementos diferentes
Os caminhões elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil e em um mercado tão diverso, a versatilidade é importante. Há quase dois anos no mercado, o e-Delivery, caminhão elétrico da Volkswagen, mostra que pode ser “pau para toda obra” e tem sido a opção de grandes distribuidoras que pretendem reduzir não só a emissão de poluentes, mas também, diversos custos, principalmente em operações urbanas.
O e-delivery pode ser encontrado em todas as regiões do país, operando em diversos segmentos, com varias aplicações diferentes. A Volks reforça que é a versatilidade desse veículo que o destaca para o segmento urbano: de acordo com a marca, é o caminhão elétrico com maior variedade de aplicação para o país, ou seja, pode ser encontrado com mais de dez implementos diferentes.
O e-Delivery tem se mostrado um caminhão bastante versátil para operações urbanas. Grandes distribuidoras tem optado por veículos elétricos com o intuito de reduzir emissões e custos. Foto: Divulgação Volkswagem Caminhões e Ônibus
O caminhão já é utilizado para distribuição de bebidas, transporte de combustível ou até mesmo equipado com cesto aéreo, e também pode ser encontrado em operações especiais, como o caminhão em operação para abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus da BR Aviation e Pioneiro Combustíveis.
Segundo a Volkswagen, o veículo está preparado para operar em condições severas, como a de coleta de resíduos ou com cargas frigorificadas. O e-Delivery também pode ser implementado com tanque, como o que é utilizado para transporte de gás GLP a granel da Supergasbras em aplicação pioneira mundialmente.
Para Sérgio Pugliese, diretor de Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, os eletrificados vieram para ficar e ter um caminhão adequado para a atividade é fundamental para reduzir custos: “Nada melhor do que um caminhão sob medida para sua operação, com baixo impacto ambiental, emissão zero de poluentes, baixo custo de manutenção, entre outros benefícios", ressalta.
Caminhão e-Delivery é utilizado para abastecer aeronaves no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus. A BR Aviation têm utilizado veículos de diferentes tipos de propulsão alternativa em aeroportos pelo Brasil. Foto: Divulgação Volkswagen
e-Delivery 14 foi escolhido pela Supergasbras e implementado com tanque para uma aplicação pioneira no mundo: utilizado para transporte de gás GLP a granel
Audi do Brasil realiza entregas de veículos com os caminhões elétricos e-Delivery. É a primeira entrega 100% sustentáveis no país. O VW e-Delivery assumiu o transporte oficial do modelo Audi RS eTron GT. O caminhão ganhou plataforma guincho com fechamento de sider para o transporte de automóveis. Divulgação: Volkswagen
Para o transporte de bebidas, uma das aplicações mais comuns, o VW e-Delivery 11 e 14 podem receber o baú paletizado ou sider, implemento que já vem sendo usado nas operações de clientes como Ambev e Coca-Cola FEMSA Brasil. Outro implemento muito utilizado é o baú de alumínio, ideal para entregas urbanas, já em operação no Grupo Pérola, com os primeiros caminhões elétricos Volkswagen da região Centro-Oeste.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus avalia que outra parceria de sucesso é da com a Audi do Brasil, quando realizou as primeiras entregas de veículos 100% sustentáveis no país. O VW e-Delivery assumiu o transporte oficial do modelo Audi RS eTron GT até seus novos proprietários. Para essa maravilhosa atividade, o e-Delivery 11 toneladas 4x2 ganhou plataforma guincho com fechamento de sider para o transporte de automóveis, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências dos novos proprietários.
Desde sua criação, o e-Delivery foi projetado para atender aplicações que demandam tomada de força, que são chamadas de e-PTO (tomada de força elétrica), o que assegura que o veículo elétrico possa cobrir a todas a aplicações atualmente atendidas pelo segmento diesel: "Estamos preparados, com nosso centro de desenvolvimento mundial e equipe de Engenharia a postos para atender a todos os nossos clientes sob medida”, reforça Argel Franceschini, gerente executivo de e-Mobility da VWCO.
Outra aplicação do e-Delivery na plataforma guincho para o transporte de veículos.
e-Delivery do Grupo Pérola em operação, os primeiros caminhões elétricos Volkswagen da região Centro-Oeste.
e-Delivery implementado com cesto aéreo para manutenção de rede elétrica
Para o executivo, essa é uma das vantagens de concentrar toda essa expertise no Brasil, mas também, resultado de uma aproximação com quem participa do mercado: “Temos desenvolvido um forte relacionamento com os implementadores do país há mais de 40 anos, por isso conseguimos atender de forma customizada às demandas dos nossos clientes", explica.
Há pouco mais de um ano no mercado, os caminhões VW e-Delivery jjá passaram por melhorias e ampliaram sua capacidade de carga útil em até 10%, tornando-os os maiores de seus segmentos. Também agregaram um pacote mais tecnológico e vão estrear uma nova central multimídia, novos faróis com luzes de condução diurna (DRL) em LED, sistema de alerta de frenagem, suporte para celular, entre outros itens.
Por dentro do e-Delivery 11 toneladas 4x2
O modelo mais leve da família elétrica da VW está equipado com um motor que entrega 300kW e torque máximo de 2.150 Nm.. Vem equipado com suspensão pneumática de série e atende às mais variadas aplicações urbanas.
Conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.
Por dentro do e-Delivery 14 toneladas 6x2
Com calibração voltada para operação severas, seu motor também entrega 300kW e torque de 2.150Nm desde as primeiras rotações. Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação.
É bem versátil e indicado para diversas operações, até mais severas e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.
A tendência é que mais empresas adotem o caminhão elétrico para operações urbanas e mais controladas. Hoje no mercado brasileiro, outras montadoras possuem opções de caminhões elétricos para operações urbanas, o que demonstra um interesse de compra nesse tipo de produto.
e-Delivery implementado para coleta de resíduos
Coca-Cola FEMSA Brasil utilizam os caminhões elétricos da Volkswagem em suas operações.
e-Delivery com baú sider, bastante usado na distribuição de bebidas. Divulgação: Volkswagen
e-Delivery implementado com baú frigorífico, uma das diversas aplicações do caminhão. Divulgação: Volkswagen
Além dos modelos de 11 e 14 toneladas, no ano passado a Volkswagen lançou o modelo e-Delivery 17, que tem capacidade para transportar 17,3 toneladas. Divulgação: Volkswagen
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