O off-road recebeu novo design na cabine, transmissão I-Shift e novas tecnologias para atender às operações mais exigentes
“Duro não é apenas o trabalho. Duro é o motorista e também o caminhão do qual eles dependem”. Essa foi a ideia utilizada pela Volvo para anunciar, lá em 2020, o novo Volvo VHD, um caminhão da série vocacional totalmente redesenhado, lançado como alternativa da marca para o segmento nos Estados Unidos, que teve uma boa aceitação e se expandiu para o mercado norte americano.
O Volvo VHD incorporou atualizações estruturais e tecnologias avançadas, com força e inovação, para o motorista que precisa enfrentar os trabalhos mais exigentes ou serviços extremamente pesados. Os modelos, que agora circulam em 3 países da américa (EUA, Canadá, México), além de outros países pelo mundo (Austrália, Japão e Rússia), receberam atualizações no design e nos recursos oferecidos em cada configuração.
A nova linha de caminhões pesados Volvo está disponível em quatro versões: VHD 300 AB, VHD 300 AF, VHD 400 AB e VHD 400 AF, além de duas alternativas de cabine: simples ou leito. A linha também vem com duas opções de motorização: D11 e D13, com potências que variam de 325 a 500 cv, transmissões automatizadas I-shift, de 12, 13 ou 14 velocidades e cinco opções de tração: 4x2, 6x2, 6x4, 8x4 e 8x6.
Além da I-shift,os modelos também podem vir com transmissões automáticas Allison, de 5 ou 6 velocidades, além da marca Eaton, que também oferece versões com transmissões de 10, 13 ou 18 velocidades. Na parte externa, a linha passou a contar com um design novo, composto por novos faróis de LED, e um conjunto de itens, como um sistema de aquecimento, nova grade frontal e novo parachoque dianteiro, equipado com um pino de reboque que pode guinchar até 36 toneladas.
A variedade de modelos de powertrain oferecida na linha vocacional VHD é indicada para betoneiras, gruas, guindastes, basculantes, pedreiras, coleta de resíduos, e opção não só para os diversos tipos de mineração, mas também para construção civil, atividades florestais ou outras condições inviáveis de solo.
Nesse versátil caminhão vocacional da Volvo, a capacidade de resistência, alta tecnologia e recursos premium on-road são combinados. O VHD vem equipado com o trem de força integrado da Volvo, e de acordo com as palavras de Brian Balicki, chefe de design da Volvo Trucks North America, o VHD tem a força necessária para o transporte vocacional e o cérebro para minimizar os custos operacionais.
As duas opções de motor foram a solução encontrada para oferecer mais opções de uso para as diferentes configurações do veículo. O motor Volvo D13, por exemplo, foi pensado para fornecer força e potência, enquanto a direção hidráulica I-Shift permite que o motorista deslize suavemente por curvas e acelerações.
O VHD foi projetado para definir um novo padrão para caminhões vocacionais e isso inclui o ambiente do motorista. As últimas melhorias internas do Volvo Truck são encontradas em toda a cabine do VHD: “No novo VHD, o Product Design oferece um interior que tem o nível premium de conforto moderno e calor, uma tecnologia que você só pode esperar da Volvo”, conclui o executivo.
Como alternativa para trazer mais conforto, eles vêm equipados com uma cabine de luxo, projetada para oferecer um ambiente de trabalho seguro e confortável, com diversas funções necessárias para a condução do caminhão: “Os assentos são ajustáveis e o interior da cabine é espaçoso”, reforça Brian.
Além dos conceitos aplicados para o conforto físico, o VHD também oferece aos motoristas uma variedade de recursos de segurança, como controles de estabilidade, cintos de segurança e freios ABS. O caminhão também é equipado com uma câmera de visão traseira para ajudar os motoristas a manobrar em áreas de estacionamento muito apertadas, o que reduz os índices de pequenas colisões.
Tecnologia e recursos para segurança
O caminhão Volvo VHD Series é desenvolvido para atividades de alta robustez, uma opção não só para os diversos tipos de mineração, mas também de construção civil, atividades florestais ou outras condições inviáveis de solo e para atividades que exigem muito do caminhão. O pesado recebeu melhorias externas, como o design mais robusto e novos faróis; mas também, mudanças internas, como o Volvo Active Driver Assist.
Essa ferramenta utiliza câmeras e radares integrados, que reduzem os riscos de colisão dianteira e traseiras em até 82% e na última geração, a programação remota envia alertas quando as atualizações de software estão disponíveis para que os motoristas escolham quando e onde aplicar.
As atualizações são aplicadas imediatamente, através do sistema conectado por todo caminhão. O caminhão possui a resistente I Shift, com marchas super-lentas que oferecem até 2.500 Nm de torque, proporcionando melhor controle em baixa velocidade, enquanto ainda atinge velocidades máximas em rodovias em baixas rotações.
Os recursos de segurança e produtividade que estão sendo introduzidos no VHD incluem o Volvo Dynamic Steering (VDS), um sistema que, de acordo com a engenharia da Volvo, oferece uma experiência de condução mais segura e confortável, adicionando torque para reduzir a tensão da direção em baixas velocidades e remover as vibrações causadas por terrenos acidentados.
Andy Hanson, gerente de marketing de produto vocacional, explicou que o VDS pode reduzir a força exercida no volante em até 85% e pode reduzir os impactos causados no volante quando o veículo passa por superfícies ásperas ou esburacadas: “Ambos os elementos ajudam a reduzir a fadiga do motorista, mas este recurso em específico está disponível somente do VHD 400”, explica.
O VDS também faz ajustes para melhorar a estabilidade em velocidades de estrada ao encontrar ventos cruzados, coroamento de rodovias, acostamentos macios ou situações de emergência como falha de pneu. O sistema possui um potente motor elétrico montado acima da caixa de direção hidráulica para fornecer torque adicional quando necessário. Ele recebe entrada 2.000 vezes por segundo de sensores em todo o caminhão, monitorando a taxa de guinada, o ângulo de direção, a velocidade da roda e as próprias ações do motorista.
Novos faróis e design repensado para trazer a ideia de robustez. Faróis de LED foram a opção da merca. Foto: Divulgação
Nova grade frontal e novo parachoque dianteiro, equipado com um pino de reboque que pode guinchar até 36 toneladas. Foto: Divulgação
Conheça mais sobre o Volvo VHD e veja o pesado em funcionamento clicando aqui.
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Até a próxima
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