Destaque

Volvo comemora 25 anos de produção de cabines no Brasil, com mais de 360 mil produzidas

Volvo comemora 25 anos de produção de cabines no Brasil, com mais de 360 mil produzidas

A planta, que em 1998 começou a nacionalizar o Volvo FH, alcançou a marca de 368 mil unidades produzidas.

A fábrica de cabines da Volvo no Brasil, instalada dentro do complexo industrial da marca em Curitiba (PR), é uma das mais modernas do Grupo no mundo. A planta conta com alto grau de automação e processos de indústria 4.0, alcançando em 2023 a marca de 368 mil unidades produzidas nesses 25 anos de operação. Construída para a produção local das cabines do caminhão Volvo FH, que passou a ser produzido no Brasil em 1998, o parque industrial foi, segundo os executivos da montadora, um divisor de águas na história da Volvo na América Latina. 

Com a fábrica, a marca ampliou seus negócios na região, com novos veículos e tecnologias avançadas. Cyro Martins, vice-presidente de operações industriais da Volvo na América Latina, lembra como foi esse começo: “Há 25 anos, a produção de cabines no Brasil era um sonho. Foi nosso ingresso numa nova era de caminhões, que representava uma ousada revolução tecnológica”, relembra. 

De 1980, quando iniciou a produção de caminhões no país, até 1997, a Volvo terceirizava a fabricação das cabines dos veículos das linhas N e NL. A construção da nova unidade de produção fez parte de uma expansão industrial robusta que demandou, naquele período, cerca de US$ 400 milhões em investimentos, o maior volume de recursos aplicados pela Volvo desde sua fundação no Brasil.

A ampliação do parque de fábrica provocou uma mudança significativa nos negócios e na arquitetura industrial da marca. Foi a partir desse momento que a operação brasileira começou a ter a capacidade de produzir um dos mais avançados e tecnológicos caminhões do mundo, disponível nem exigentes mercados mundiais, com um grau de tecnologia embarcada pouco vista no país.
 

Incubadora de ideias

Atualmente com 515 funcionários ligados diretamente à sua operação, a unidade sempre foi bastante robotizada. Por isso, a fábrica de cabines é uma grande incubadora de ideias, com a introdução de conceitos de uso de realidade virtual e aumentada, big data, internet das coisas, robôs autônomos e diversas outras iniciativas que compõem o que é chamado de indústria 4.0. Cyro Martins destaca que ainda hoje é a unidade mais automatizada do complexo da Volvo em Curitiba. Ao todo, são 85 robôs e diversos outros dispositivos que funcionam de forma autônoma, para mais segurança, qualidade e conforto ergonômico para os funcionários.

A unidade é responsável tanto pela solda como pela pintura das cabines. Também faz a pintura de elementos plásticos, culminando em soluções que são aproveitadas também por outras fábricas da Volvo no mundo. É o caso, por exemplo, do processo do painel frontal dos novos caminhões Volvo Euro 6, que têm partes plásticas e metálicas pintadas em igual tonalidade.

Além da produção diária para atender as demandas dos caminhões zero km, a fábrica também opera no atendimento de peças de pós-venda, desde a produção do conjunto completo de uma cabine de reposição até componentes específicos. Na fábrica, as linhas atendem a produção de caminhões FH, FM, FMX, VM e VMX, com inúmeras variações. Ainda é possível a entrega de cabines com até 100 cores diferentes, entre tonalidades sólidas e metálicas.

Porém, apesar de toda essa variabilidade, em 2022, ano em que a unidade bateu seu recorde histórico com a produção de mais de 32 mil unidades, 70% das cabines foram entregues na cor branca, e não por uma questão da marca. Segundo Cyro, a cor ainda é uma preferência notável do mercado transportador, o maior responsável pela compra de caminhões 0km no Brasil. 

 

Sustentabilidade e inclusão

Sempre buscando a inovação, a fábrica de cabines tem dedicado especial atenção também aos projetos voltados à sustentabilidade: “Todos os dias nos perguntamos como tornar o futuro mais seguro, mais sustentável e mais humano, premissas de nosso compromisso com um futuro mais Volvo. Assim, os fluxos são constantemente avaliados, para que possamos ter processos ambientalmente mais adequados, mais ágeis e produtivos”, destaca Carlos Lima, gerente de produção de cabines. 

Ele destaca que também há na equipe um interesse muito forte em fortalecer a diversidade: "Em nosso time há, por exemplo, PCDs (pessoas com deficiência), que têm responsabilidades e metas ajustadas às suas capacidades e estão totalmente integrados ao processo de produção. Ao incorporar tecnologias cada vez mais avançadas, também valorizamos as pessoas e as contribuições que cada um pode dar ao processo e nos surpreendemos positivamente com tudo isso. Esperamos assim continuar evoluindo pelos próximos 25 anos e ir além”, finaliza.

A fábrica da Volvo em Curitiba é uma das mais tecnológicas do segmento no Brasil. Em 2022 estivemos lá para conhecer a linha de produção e acompanhar a montagem e fabricação das cabines e caminhões. Clique aqui para conferir essa visita. O que você acha das cabines e caminhões da Volvo? É o seu sonho de consumo? Participe com a gente e compartihe com seus amigos. 

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.