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Produção de caminhões mantém patamar dos últimos meses, segundo ANFAVEA

Produção de caminhões mantém patamar dos últimos meses, segundo ANFAVEA

Apesar da persistente dificuldade de abastecimento, os números de produção e venda mantém patamar. Caminhões elétricos batem recorde de vendas no Brasil em 2022. 

O mercado brasileiro de veículos mostrou bons números em novembro e reforça os sinais de recuperação, isso porque, a produção mensal ficou superior a 200 mil veículos pelo sétimo mês consecutivo. Só o mês de dezembro mostrou números superiores a setembro e outubro de 2022. Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). 

Segundo levantamento mensal, o Brasil produziu 216 mil unidades de autoveículos em novembro, contabilizando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Comparado com outubro (206 mil), o crescimento da produção foi de 4,7%, enquanto que comparado com novembro de 2021 (205,7 mil) o aumento foi de 4,9%.  

Na penúltima análise de resultados do ano, a ANFAVEA comemorou os números, já que são semelhantes ao que a instituição projetou para o 2º semestre de 2022. Com esse acumulado, a Anfavea afirma que a produção total de 2021, de 2.248 milhões de veículos, será superada até a próxima semana. Considerando apenas o mês de novembro, foram 2.178 unidades produzidas no total, crescimento de 6,9% sobre o mesmo período do ano passado. 

Além disso, a produção em 2022 acumulada de janeiro a novembro já supera o ano passado em 6,9%. Máquinas agrícolas mantiveram tendência positiva em outubro, com crescimento de 3% nas vendas e 44% nas exportações. Máquinas rodoviárias apresentam recorde histórico no acumulado do ano. 

Vendas e emplacamentos tiveram um importante crescimento em relação ao mês anterior. Vendas cresceram 13%, resultado da melhor média diária desde dezembro de 2020. A média diária de emplacamento é um termômetro importante para o setor, porque ela dá exatamente a temperatura de como o mercado está respondendo naquele momento. 

É importante lembrar que no mês de novembro tiveram três feriados e também, uma semana de Fenatran, e o início da Copa do Mundo, que gerou um impacto nos últimos dias do mês e mesmo assim, a indústria manteve um bom número no que diz respeito à produção. 

Por isso, a instituição considera importante celebrar os resultados, pois enfrentou as já conhecidas dificuldades de abastecimento, limitações de atendimento ao mercado, e ainda sim vem conseguindo números importantes para o setor. 

Caminhões e Ônibus

No acumulado do ano de 2022, os números são superiores ao acumulado de 2021. Com uma produção considerada bastante expressiva, mais de 15,1 mil caminhões saíram de fábrica no Brasil, o mesmo patamar do mês de outubro, que foi de 15,6 mil (-3%). Já na comparação ao mesmo período no ano passado, o aumento foi de 5,2%. 

Já em vendas e emplacamentos, foram 10,2 mil caminhões em novembro, também mantendo um patamar semelhante ao mês anterior, de 10,8 mil (-5,4%). Comparado com os números do ano passado, o patamar também se mantém semelhante, já que em novembro de 2021 foram emplacados 10,5 mil caminhões. 

No acumulado de 2022, ou seja, de janeiro a novembro deste ano, foram produzidos 114,2 mil caminhões, cerca de -2,2% do que no ano passado, que no mesmo período produziu 116,8 mil. Mesmo com números em baixa, a previsão é de que a indústria atinja o resultado planejado, entre 123 a 128 mil, já que muitos veículos estão aguardando semicondutores para serem entregues emplacados em dezembro. 
 

Caminhões com novas tecnologias de propulsão - elétricos e híbridos

Em 2022, o Brasil comercializou 43,7 mil veículos com algum tipo de eletrificação, um número que mostra o crescimento desse tipo de caminhões no país. Desses veículos eletrificados, 7.500 são veículos plug-in, que tem a tecnologia elétrica, e o restante é o sistema híbrido.

No mercado de caminhões, foram vendidos 79 caminhões elétricos ou a gás, pouco menos que em outubro, que vendeu 112 unidades. Mas em comparação ao mesmo período no  ano passado, é possível ver como a propulsão alternativa vem crescendo. Em 2021, foram vendidos 329 caminhões elétricos ou a gás, enquanto que em 2022 já foram vendidas 1.004 unidades. 


 

Semicondutores ainda é desafio

Semicondutores continuam sendo um grande problema para o setor e naturalmente, acaba limitando a produção de veículos, em especial os caminhões. A situação tem mostrado melhora, mas ainda vai ser um problema até o segundo semestre de 2023, segundo apontamento da ANFAVEA.

Isso porque a cada ano, os veículos tendem a estar mais conectados e demandar mais de semicondutores. Quanto mais a produção de semicondutores aumenta no mundo, mais a indústria passa a utilizá-los na produção e adaptação de novos veículos. Por exemplo, um veículo de dois anos atrás, depende de mais semicondutores hoje, devido a atualizações.

Segundo a ANFAVEA, o mercado tende a apresentar números ainda melhpres em dezembro e janeiro, que vão apontar as vendas da Fenatran e caminhões que estão prontos para serem entregues. É importante destacar que, assim como a Fenatran mostrou, os veículos por propulsão alternativa tem encontrado espaço no mercado brasiliero, e o ano de 2022 se mostrou muito importante não só para o aumento desses caminhões por aqui, mas também para estabelecer essas soluções em nosso mercado definitivamente. Compartilhe essa notícia com seus amigos. 

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