Linha de caminhões pesados começa a ser fabricada no Brasil com tecnologias inéditas. Lançamento oficial foi feito na última edição da Fenatran.
Há três anos, o Iveco S-Way foi lançado na Europa e agradou muito o mercado. Nesse tempo, aqui no Brasil, muitas dúvidas sobre o novo modelo surgiram, se viria ao país, se seria Euro6, quais adaptações para nosso mercado, entre outras. Na última edição da Fenatran, o caminhão foi oficialmente apresentado como aposta para o mercado brasileiro em 2023 e as respostas começaram a surgir.
Com um projeto totalmente novo, o S-way chega ao Brasil para substituir o Hi-Way, lançado em 2013, no posto de pesado topo de linha e colocar definitivamente a Iveco entre as maiores montadoras atuantes do Brasil, concorrendo em pé de igualdade com Mercedes Actros, Volkswagen Meteor, Scania linha S e Volvo FH.
Sua aposta mais moderna e potente para 2023: o S-Way, recebeu boas críticas no mercado de caminhões da Europa, e se tornou o mais importante produto da Iveco para o próximo ano. De acordo com a marca, o caminhão promete potência e desempenho superior a qualquer outro caminhão anterior fabricado por eles no país e chega para brigar na categoria peso-pesado.
O caminhão vem equipado com motores FPT 450, 480 e 540 cavalos e torque de até 2.550 Nm, um pacote pesado de tecnologia e segurança ativa, além de muita telemetria. O motor Cursor 13, Euro 6 (Proconve P8) com turbo HI-eSCR vem com melhorias que, de acordo com a Iveco, vão trazer mais eficiência e uma melhor performance. A promessa é economizar 15% de combustível.
Com duas opções de cabines, de 2,3 m ou 2,5 m de largura, o Iveco S-Way vem equipado com caixa de câmbio ZF Traxon 12S com 12 velocidades e duas rés, calibração e funções que economizam combustível e otimizam o desempenho. A transmissão, ZF TraXon 12TX2624 TD automatizada, é uma das mais modernas e eficientes do mercado. O pesado vem equipado também com o Novo Iveco Drive, um sistema que auxilia o motorista na condução econômica.
Fabricado em Sete Lagoas (MG), o Iveco S-Way estará disponível inicialmente em três versões, 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). O motor Cursor 13 já era usado no Hi-Way, mas na versão dessa linha, foi adequado para atender o Proconve P8 Euro 6 que entrará em vigor a partir de 2023. Devido às alterações, o Cursor 13 perdeu um pouco de potência, já que passou de 560 cv anteriormente para 540 cv na opção mais potente.
Cada uma das opções de potência vem acompanhada por uma configuração de chassi e eixos. Entre os principais itens de segurança e dirigibilidade, estão controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa de rolagem, faróis de LED, luz diurna de LED e até o controle de cruzeiro.
Na Fenatran conhecemos o caminhão de perto, e você pode conferir aqui.
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