Atualmente o Brasil tem uma frota estimada em 1.746.124 veículos de cargas
Você sabia que o Brasil tem mais de 74 milhões de motoristas? Pois é! O número de pessoas habilitadas a dirigir é um dos maiores da América Latina. Além disso, o Brasil é muito dependente das estradas e dos veículos, sejam eles grandes ou menores, para o funcionamento total do país, seja em relação a economia ou mesmo a logística.
Talvez você não tivesse conhecimento deste número, mas pudesse imaginar que ele é tão expressivo ao observar a quantidade e frequência de congestionamentos e acidentes de trânsito que ocorrem no dia a dia, especialmente nas grandes cidades.
A verdade é que o ato de dirigir, se tornou importante não só para o dia a dia, mas principalmente, como fonte de renda, já que boa parcela da população tira dessa habilidade o sustento, ou seja, trabalham como motoristas. Basta observar o aumento de motoristas e entregadores por aplicativo.
Até mesmo quando falamos somente de motoristas de caminhão: mesmo que ainda tenha uma certa defasagem de profissionais, o setor mostrou crescimento durante o período de pandemia, já que a alternativa era fazer ainda mais entregas, já que as pessoas não podiam circular.
Pensando em valorizar essa habilidade e os profissionais que passam seus dias conduzindo veículos, sejam eles carros, motos, ônibus e caminhões, é que foi criado o dia do motorista, comemorado dia 25 de julho. O presidente na época, Artur da Costa e Silva, estabeleceu através de lei em 1968 a data em homenagem à categoria.
A princípio, a proposta era homenagear apenas os caminhoneiros. Não é para menos, afinal, esses profissionais já eram, naquela época, essenciais para a economia do país. E de acordo com dados divulgados recentemente pela ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre – com base no RNTRC – Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga, atualmente o Brasil tem uma frota estimada em 1.746.124 veículos de cargas.
Para se ter noção, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), identificou que mais da metade das cargas transportadas por aqui acontece pelas rodovias, sob a responsabilidade deles. Em países como o Canadá, por exemplo, o número não chega a 10%.
Outra prova da importância da categoria para o país pôde ser vista e sentida durante a greve ocorrida em 2018, onde as estradas foram bloqueadas por 11 dias, impedindo que toneladas de alimentos pudessem chegar ao destino.
Nesses dias também faltou combustível, as vendas caíram 0,6%, a indústria desacelerou sua produção em mais de 10%, e o Produto Interno do Bruto (PIB) foi afetado, causando uma repercussão não só econômica, mas política e social. Estima-se que os prejuízos chegaram à casa dos R$ 16 bilhões.
Com tamanha importância, era de se esperar que uma data fosse dedicada em reconhecimento ao trabalho dos caminhoneiros. Até foi criada a Lei nº 5.487, que em sua descrição, fez nenhuma distinção entre quem transportava cargas leves ou pesadas, estendendo a comemoração para todos que operassem no ramo.
Mas qual a origem da data?
Bom, segundo as nossas pesquisas, a ideia para o dia do motorista teve influência religiosa. No calendário cristão, o dia 25 de julho é o dia de São Cristóvão, santo que é conhecido como padroeiro dos motoristas e viajantes.
Segundo a história, ele evangelizava pessoas enquanto servia como ponte, carregando-as de um lado a outro de um rio. Dessa forma, a data acabou sendo escolhida para celebrar o trabalho daqueles que passam parte do dia atrás do volante, transportando diversas coisas e até mesmo as pessoas.
O reconhecimento desses profissionais, sejam eles certificados ou não, é essencial para que se sintam valorizados. Não há dúvidas de que eles são essenciais, principalmente em fases mais difíceis, como por exemplo a pandemia, onde a categoria mostrou ainda mais sua importância para os novos hábitos de consumo e comportamento humano.
Então, aproveite a data para celebrar a profissão de motorista. E se você conhece um motorista ou é um, dê um parabéns a ele nesse dia, e se lembre de seu valor!
Comentarios