Destaque

Do trono à cabine dos pesados: Rainha Elizabeth já foi mecânica de caminhão

Do trono à cabine dos pesados: Rainha Elizabeth já foi mecânica de caminhão

Monarca atuou na guerra e serviu ao Exército Real também como motorista dos caminhões militares

É comum recebermos histórias inspiradoras das mulheres nas cabines de pesados e dividirmos com vocês. Mas hoje, vamos contar a história de uma caminhoneira diferente e até mesmo improvável! Você sabia que a rainha Elizabeth II já trabalhou como mecânica e até dirigindo caminhões militares?

É isso mesmo que você leu! A rainha Elizabeth, não somente exerceu funções de monarca, mas literalmente, foi à luta durante a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre 1939 a 1945. No início da guerra, em 1939, muitas pessoas próximas à família real britânica queriam que a rainha mãe e suas filhas, princesas Elizabeth e Margaret, então com 13 e 9 anos de idade, fossem tiradas de Londres e levadas para o Canadá. Mas a rainha mãe recusou. 

Elizabeth em um caminhão militar / Crédito: Imperial War Museums / Revista Aventuras na História

Elas permaneceram no Palácio de Buckingham durante todo o período de conflito, mesmo o local sofrendo frequentes ataques a bombas. Por causa disso, a família mudou a residência das princesas várias vezes, passando por diversos palácios antes de finalmente se instalarem no Castelo de Windsor. 

Mas nem mesmo os horrores da guerra tiraram a vontade da princesa em atuar de verdade no conflito. Mostrando que tinha talento para liderar, Elizabeth, ainda princesa, com apenas 14 anos, realizou junto com sua irmã, algumas transmissões de rádio onde falava com aos homens e mulheres que serviam nas forças armadas do Reino Unido, como forma de fortalecer, tanto seu futuro reino, como seu povo. A vontade de agir era forte na princesa e, já mais velha, se colocou à disposição do exército. 

Antes de subir ao trono, ainda como uma jovem princesa, Elizabeth II teve um grande histórico de liderança e serviço público na Segunda Guerra Mundial. Junto de sua mãe, a rainha Elizabeth, e sua irmã, a princesa Margaret, a futura monarca começou ajudando os soldados das forças armadas com mensagens de incentivo para aumentar a moral da tropa.


 

Queen Elizabeth learning car maintenance in 1945.
Uma princesa em guerra: Rainha Elizabeth II durante a Segunda Guerra Mundial - Crédito: Imperial War Museums 
 

Rainha Elizabeth atuou como militar do exército real, na função de mecânica e motorista de caminhão militar durante a Segunda Guerra Mundial - Crédito: Imperial War Museums

Após alguns anos, por sua própria insistência, segundo o Royal Collection Trust, ela pediu para participar pessoalmente dos esforços de guerra. A então princesa, foi contratada como segunda subalterna honorária no Serviço Territorial Auxiliar (ATS por suas siglas em Inglês), o que seria algo como um segundo tenente, e começou a treinar em março de 1945. 

Já aos 19 anos, com mais experiência em guerra, ingressou no exército trabalhando como mecânica e dirigindo os caminhões militares. E não pense que a posição de monarca fez Elizabeth ter privilégios. Pelo contrário. Por decreto real de seu pai, o rei, ela não recebeu nenhuma classificação ou privilégio especial. Um tempo mais tarde, ganhou uma promoção para comandante júnior.

Para se preparar bem para o serviço, a princesa fez um curso de seis semanas sobre reparação de veículos e ficou apta a dirigir, tanto caminhões, como ambulâncias e jipes. Aprendeu a montar e desmontar veículos utilizados pelos soldados e, além disso, trocava pneus e conhecia todas as características que um especialista precisava saber. É ou não é uma mulher incrível?


A princesa atuava como mecânica e motorista dos caminhões militares, ambulâncias e jipes - Crédito: Imperial War Museums



Não há dúvidas de que Elizabeth II fez história. Até hoje, é a única mulher da realeza britânica a ter atuado na guerra e também, é a única chefe de estado viva que serviu no conflito. Sua história e seus atos sempre são lembrados pela mídia britânica, em especial a atitude nobre em se juntar ao exército em um momento tão complicado para o país.

E mesmo com a idade avançada, a agora Rainha não se sente nem um pouco frágil. Até bem pouco tempo atrás, era até comum ver a chefe da Casa Real Britânica ao volante, mas dessa vez, dirigindo o seu Range Rover.


Rainha Elizabeth II em seu Range Rover pelas ruas da Inglaterra

Se você quiser saber mais sobre essa história, um documentário de um canal de Tv Britânica conta tudo com detalhes. Clique aqui e confira. 

O que achou da história da rainha Elizabeth com os pesados? Já sabia dessa face caminhoneira da monarca? Comente aqui embaixo. 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.