Destaque

Produção de caminhões registra queda de 27,6% em abril

Produção de caminhões registra queda de 27,6% em abril

Falta de semicondutores e feriados prolongados impulsionaram a queda no mês

A falta de componentes eletrônicos segue desafiando a indústria automobilística brasileira desde o ano passado, e mesmo que não tenha tido um forte impacto nos últimos meses, voltou atingir a indústria. A produção nacional de caminhões registrou queda de 27,6%, no mês de abril, com 9,4 mil unidades vendidas, contra 13,1 mil no mesmo mês de 2021. Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

O desabastecimento na cadeia de suprimentos paralisou diversas linhas e o volume produzido chegou prósximo ao de janeiro, tradicionalmente considerado um mês fraco em vendas. Para Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea para veículos pesados, além da falta de suprimentos, a quantidade de dias úteis no mês foi determinante:

“Além dos feriados que reduziram o número de dias úteis em abril, mais empresas tiveram que interromper atividades por causa da falta de componentes”, justificou Gustavo. O executivo acredita em melhora no segundo semestre.

No acumulado dos quatro meses a produção acumulou 43,8 mil caminhões, com queda de 5% em relação ao registrado há um ano, de 46,1 mil unidades.

No final de 2021, a Scania paralisou completamente a produção na Europa por falta de semicondutores. - Foto: Divulgação

Produção de ônibus no Brasil sobe 4% no acumulado do ano

A produção de chassis de ônibus no Brasil apresentou uma variação positiva de 4% no acumulado do ano em relação a 2021. De janeiro a abril deste ano, foram produzidas 7.328 unidades, comparadas às 7.048 no mesmo período do ano passado.

A produção de chassis urbanos foi mais expressiva, alcançando 6.278 unidades nos quatro primeiros meses de 2022, e a de rodoviários foi de 1.050 unidades.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.