Principal

Fique Por Dentro: O que vem por aí com a nova CNH?

Fique Por Dentro: O que vem por aí com a nova CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação vai mudar! A partir do dia 01 de junho de 2022, quem tirar uma nova CNH ou renovar a antiga, terá em mãos um novo modelo, totalmente diferente do que usamos atualmente. Nesse novo modelo serão incluídas informações e será possível andar somente com a versão digital, baixada no seu celular! Bom, se você ainda não sabe muitas coisas sobre o assunto, esse é o momento ideal para ficar por dentro de tudo.

Tentando diminuir a quantidade de falsificações e aproximar o documento do padrão internacional, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu alterar a CNH, e criou a resolução n° 886. Em 13 de dezembro de 2021, foram definidas as mudanças e o tempo para que entrassem em vigor. A ideia é que o documento seja utilizado também em outros países. 


O que muda no documento?

Vai mudar praticamente tudo. A assinatura do motorista, que hoje é no verso, vai ficar logo abaixo da foto e o tradicional verde exército será substituído pelas cores verde e amarelo. A primeira coluna vai mostrar a categoria da CNH e todas as categorias serão indicadas num quadro, representado pelo desenho dos veículos no verso.


Frente do novo Modelo de CNH que entra em vigor dia 01 de junho de 2022. Foto: Arquivo Internet

 

As observações como restrições médicas e EAR, como o exercício de atividade remunerada, virão na parte inferior. Também haverá uma identificação para quem estiver com a carta provisória ou definitiva, com a letra P ou a letra D no canto superior direito.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Sentran), a nova CNH será mais moderna e adaptada aos padrões de outros documentos: “O novo modelo permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva, ou seja, que não seja a família de nascimento do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.


Novas informações serão incluídas no novo documento. - Foto: Arquivo Internet


Quais são as novas tecnologias?

O mais importante nesse novo modelo é a segurança. A tecnologia utilizada dificulta as falsificações, segundo o Senatran. O documento possui padrões de segurança, como tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta.

Seguindo um padrão que acontece desde 2017, o QR Code segue impresso no verso do documento. Ele permite ao motorista ter acesso à Carteira Digital de Trânsito via aplicativo. 


QR Code já é emitido desde 2017. Nos documentos em que é impresso, o condutor pode utilizar a carteira digital. Porém, somente com o novo modelo o porte da versão física deixa de ser obrigatória. - Foto: Arquivo Internet.

Versão impressa ou versão digital?

A resolução do Contran prevê que o documento poderá ser expedido no formato físico, digital ou ambos. A escolha cabe ao motorista. Porém, é importante lembrar que, independente da forma com que a habilitação for emitida, é obrigatório portá-la ao dirigir. 

“Conforme prevê o código de trânsito brasileiro, são admitidos documentos de habilitação tanto no formato físico, nessa nova regra que vem a partir de junho de 2022, mas também o formato digital que é aquele obtido por meio da carteira digital de trânsito que você pode baixar nos aplicativos de aparelho celular”, explicou Frederico Carneiro.

Enquanto o condutor não tiver o novo documento, é necessário andar com a versão física da CNH. Mas com o novo modelo, o condutor pode trafegar somente com o documento digital.
 


Para baixar a versão digital da CNH é preciso ter o QR Code impresso no verso do documento. Foto: Arquivo Internet


A troca será obrigatória?

A troca não é obrigatória de imediato. As novas CNHs serão emitidas para quem precisa renovar a habilitação, adicionar uma categoria, pedir revisão de algum dado impresso, solicitar a segunda via de documento e para quem vai tirar a carteira de motorista pela primeira vez.

O Contran e a Senatran estimam que até 2026 mais da metade dos motoristas já estejam com o novo padrão de CNH.

Confira o vídeo que fizemos sobre esse assunto. Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que a gente responde! Ah, não esquece de compartilhar esse vídeo com seus amigos do trecho! Até a próxima!

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.