Iveco garantiu a liderança por modelos e Mercedes-Benz lidera entre marcas.
Os fabricantes de caminhões têm encontrado uma boa perspectiva pela América do Sul. O mercado argentino, um dos mais importantes do continente, registrou em abril, um crescimento de 7,4% nas vendas de caminhões. Em 2022 foram entregues 1.299 pesados contra 1.210 no mesmo mês em 2021 - e também em 2020 - , revelou a ACARA – Associação de Concessionários da República Argentina.
No comparativo mensal, as vendas de comerciais foram 3,2% acima das registradas no mês de março, quando foram vendidas 1.259 unidades.O desempenho das fabricantes manteve o ritmo dos últimos meses, com o caminhão Iveco 170E, também conhecido como Tector, liderando as vendas por modelos, com 148 unidades vendidas em abril.
Atualmente, a MAN e a VW Caminhões e Ônibus contam com uma rede de onze concessionárias na Argentina. No total, a montadora mais que dobrou suas exportações no acumulado do primeiro bimestre na comparação com igual período do ano passado. Foto: Divulgação Volkswagen
No acumulado do ano, a Argentina completou o quadrimestre com 4.993 unidades, com aumento de 2,3%¨sobre o mesmo período de 2021, quando registrou a venda de 4.883 veículos. A Mercedes-Benz conquistou mais uma vez a liderança por marcas, com o total de 593 veículos vendidos, somando todas as categorias de veículos comerciais.
A montadora alemã também manteve a posição de marca mais vendida, com o total de 2.180 unidades e 43,7% do mercado. A Iveco somou 1.289 veículos e ficou em segundo, com participação de 25,8%.
O resultado reflete o fato de a Mercedes-Benz possuir uma ampla linha de modelos para as mais variadas aplicações do mercado e, pela diversidade de modelos, liderar as vendas. Essa característica é comprovada pelo fato de, entre os dez veículos mais vendidos no período, sete foram modelos Mercedes-Benz, além de um Iveco, um Agrale e um Scania.
O novo Actros argentino será idêntico ao já vendido na Europa. A nova geração de motores são capazes de economizar até 10% no combustível em comparação com outros motores de normas inferiores - Crédito: Transporte Mundial
A Agrale manteve posição positiva, classificando-se na sexta posição em vendas acumuladas no quadrimestre e a Volkswagen com desempenho negativo, com 130 unidades no quadrimestre e participação de apenas 2,6%.
Esse desempenho da Volkswagen causa surpresa porque em alguns meses passados chegou a ter o caminhão mais vendido do mês e, no Brasil, no último trimestre do ano assumiu a liderança do mercado brasileiro, destronando a líder da tradicional liderança do mercado. Além disso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem um forte programa de exportações de veículos para toda a América Latina e países do continente africano.
Há 11 anos Iveco é líder do mercado argentino de caminhões acima de 16t
Tector faz da Iveco líder na Argentina. Marca ampliou liderança no transporte de cargas com um portfólio renovado nos segmentos de médio, pesado e extrapesado - Crédito: Iveco
A economia Argentina é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. A produtividade da agricultura do pais está entre as mais altas do mundo. O país é um grande produtor e exportador de cereais, sendo o seu principal produto o trigo. Com o retorno gradual das atividades, e problemas com o trigo da Rússia, a produção tem aumentado.
Com esse cenário, o mercado des caminhões pesados apresenta boa ascensão. A Iveco Argentina manteve a liderança pelo 11º ano consecutivo na categoria de caminhões acima de 16 toneladas. Segundo a ACARA, a montadora, que em 2020 renovou todo portfólio de produtos no país, manteve sua posição no mercado de médio, pesados e extrapesados.
Além de atuar como produtora de caminhões ao longo dos últimos 50 anos sem interrupções no país vizinho, a fabricante segue como líder de vendas não só na faixa acima de 16 toneladas, título que detém por nove anos consecutivos, mas também no ranking de modelos mais vendidos no trimestre.
O modelo Tector 170E foi o caminhão mais vendido com um total de 537 unidades emplacadas de janeiro a abril de 2022 na Argentina. Créditos: Iveco
O mercado da Iveco contempla os modelos: Tector, Cursor, Hi-Road, Hi-Way e Hi-Land. Estes veículos são fabricados no Pólo Industrial da marca localizado na cidade de Córdoba, na Argentina.
Vendas em abril por modelos
Marca Volume
1 – Iveco 170E 148
2 – M-B BMO 368 versão OF1721 89
3 – Mercedes-Benz Accelo 815 67
4 – Mercedes-Benz Accelo 1016 61
5 – Mercedes-Benz OF 1621 48
6 – Mercedes-Benz Atego 1721 42
7 – Mercedes-Benz BMO 384 40
8 – Iveco 450C 34
9 – Mercedes-Benz OF 1721 33
10 – M-B BMO 368 versão OF1621 30
Vendas mensais acumuladas – por modelo – (janeiro-abril)
Marca Unidades %
1 – Iveco 170E 537 10,8
2 – Mercedes-Benz Accelo 815 255 5,8
3 – M-B BMO 368 versão OF1721 184 3,7
4 – Mercedes-Benz Accelo 1016 183 3,7
5 – Mercedes-Benz Atego 1721 174 3,5
6 – Agrale MT 17.0 169 3,4
7 – M-B BMO 368 versão OF1621 157 3,1
8 – Mercedes-Benz OF 1621 135 2,7
9 – Mercedes-Benz BMO 384 124 2,5
10 – Scania G410 111 2,2
Vendas por marcas –
Marca Unidades (abril) Quadrimestre %
1 – Mercedes-Benz 593 2.180 43,7
2 – Iveco 367 1.289 25,8
3 – Scania 135 562 11,3
4 – Agrale 49 331 6,6
5 – Volvo 72 324 6,5
6 – Volkswagen 45 130 2,6
7 – Foton 9 30 0,6
8 – Hino 4 22 0,4
9 – DFM 7 14 0,3
10 – Outras marcas 18 164 1,6
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