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Volvo FH fica mais econômico com novo pacote aerodinâmico

Volvo FH fica mais econômico com novo pacote aerodinâmico

Tem novidades para os fãs do FH da Volvo. A empresa anunciou que desde de abril de 2022 está oferecendo no mercado brasileiro o Pacote Aero, um conjunto de soluções aerodinâmicas e tecnológicas para diminuir ainda mais o consumo de combustível da linha FH. De acordo com as informações passadas pela montadora, dependendo do tipo de configuração do caminhão, a economia de diesel pode ser de 3% a até 8%.

Esse pacote vem como uma solução para os caminhoneiros que estão vendo subirem os custos com transporte, principalmente devido aos constantes aumentos no preço dos combustíveis. Para Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo, esse é o principal fator nos custos diários: "O combustível é o principal item da planilha de custos do transporte. Com os preços cada vez mais altos, qualquer redução contribui decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador nesse competitivo ambiente de negócios", declara.

A redução de consumo contribui também para maior sustentabilidade no transporte, com menos emissões de gases CO2, que provocam efeito estufa. Nos grandes centros urbanos, o diesel é o responsável pelos poluentes que saem dos veículos de carga, lançados diretamente no ar. Essa preocupação tem sido constante entre as montadoras, que cada vez mais estão investindo em tecnologias e combustíveis alternativos para garantir menos emissão de poluentes.

Montadora anunciou que seu novo conjunto de soluções aerodinâmicas e tecnológicas vão diminuir ainda mais o consumo de combustível da linha FH. Foto: Volvo

O pacote atua em pontos específicos do veículo, melhorando não somente a aerodinâmica do cavalo-mecânico, mas de todo o conjunto, incluindo a carreta. Para Julio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo, o foco da empresa é recriar soluções eficazes tanto para o caminhoneiro, como para o meio ambiente: "Estamos recriando nossa solução nessa área e os benefícios são muitos: economia de combustível, aerodinâmica, mais segurança e conforto, diminuição do atrito de rodagem, design e diferenciação da parte externa, além de ganhos ambientais", afirma.

A nova oferta de Pacote Aero contempla defletores laterais, defletor de teto, spoiler dianteiro, defletores de chassis, suspensão pneumática, entre-eixos mais curto, para-lamas traseiros integrais, para-lamas dianteiros envolventes, relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de Arla atrás da cabine. As estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o FH 6x2 (usando relação longa 2,85:1, quando possível), até 5% para o FH 6x4 e até 3% para o FH 4x2.

A vantagem é conseguida por meio do menor arrasto que o conjunto cavalo mecânico/carreta tem com a introdução destas novidades. Alguns itens ajudam inclusive a diminuir a resistência do ar no implemento, já que um dos objetivos é diminuir a turbulência do ar que pode ocorrer entre o cavalo-mecânico e a carreta. Como são vários os fatores que impactam na usabilidade do caminhão, a redução de combustível vai depender também dessa configuração: "Por isso, os ganhos em economia podem variar conforme aplicação, tipo do implemento, rota, topografia e velocidades, entre outros itens", diz o gerente.

Tecnologias para reduzir consumo e emissões

Além do novo Pacote Aero, os avançados dispositivos tecnológicos dos caminhões Volvo também contribuem para melhorias em consumo e emissões. Introduzida em 2020 na linha de pesados da marca, a Aceleração Inteligente Volvo é uma tecnologia que usa algoritmos avançados para identificar a necessidade real de torque e potência, conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa para reduzir o consumo.

Uma outra novidade recente da Volvo que contribui para a economia e emissões são os novos Modos de Condução, introduzidos na linha 2022 dos modelos FH, FM e FMX. O condutor conta agora com cinco opções de condução: econômica, standard, performance, off-road e heavy duty, dependendo da versão do veículo. Com eles, a inteligência da transmissão I-Shift atua em diversas situações, alterando pontos e rotações de trocas de marcha, privilegiando a economia e produtividade.

Novo pacote aerodinâmico da Volvo promete reduzir em até 8% o gasto com combustíveis, dependendo da configuração do pesado. Foto: Volvo

Além dessas, outra tecnologia consagrada pela Volvo para reduzir consumo e emissões é o I-See. O sistema utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Agora, ele é pré-mapeado, ou seja, recebe os dados da rota antes de passar por ela, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem. Já a função I-Roll da caixa de câmbio I-Shift coloca o motor em ponto morto para usar ao máximo o embalo do caminhão nas descidas, gerando uma economia adicional de combustível.

"O Pacote Aero é mais uma contribuição da marca para os transportadores que precisam aumentar sua produtividade e baixar seus custos. É o reforço do foco da Volvo em eficiência energética e do nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia dos transportes", finaliza Jeseniel Valério.

Conheça mais sobre os componentes de aerodinâmica do Pacote Aero e veja como eles podem ajudar na economia de combustível do caminhão:

Entre-eixos menor: Um entre eixos de 3000 mm ou 3200 mm aproxima o implemento da cabine e o encurtamento da distância praticamente elimina a turbulência do ar entre ambos.

Defletores de ar laterais: Foram desenvolvidos em testes no túnel de vento e nas estradas. Em conjunto com o design da cabine do Volvo FH, proporcionam uma baixa resistência aerodinâmica do cavalo-mecânico e carreta para aumentar a economia de combustível.

Defletores de chassi: A aerodinâmica ao longo do chassi é muito importante. Quanto mais fluido o ar percorrer a composição, menor arrasto ao movimento o veículo terá. Este dispositivo atua em harmonia com os demais itens aerodinâmicos do Pacote Aero.

Novo pacote aerodinâmico deixa Volvo FH ainda mais econômico. Foto: Volvo

Defletor de Teto: Leva em conta todo o formato aerodinâmico da cabine. Veículos com implementos rodoviários mais altos que a cabine se beneficiam com um ganho aerodinâmico expressivo. O dispositivo deve ser ajustado de acordo com a altura do implemento.

Spoiler dianteiro: É uma extensão do para-choque dianteiro, funcionando como um elemento aerodinâmico que direciona o ar por baixo do caminhão e contribui para a diminuição da turbulência.

Melhorias aerodinâmicas em pontos da cabine: Logo acima do para-brisa foi retirado o para-sol, melhorando o arrasto aerodinâmico do caminhão. Outros pontos específicos da cabine tiveram frestas tampadas e fluxo de ar alterado, tudo para melhorar a fluidez do ar pelo veículo.

Para-lamas dianteiro envolvente: Contribui para diminuição da turbulência na região das caixas de rodas dianteiras, trabalhando em equilíbrio com o spoiler dianteiro e os defletores de chassi.

Para-lamas traseiro integral: Além da contribuição aerodinâmica com a diminuição da turbulência entre a cabine e o implemento, ajuda na manutenção da limpeza do conjunto, além de ganhos estéticos.

Suspensão a ar: A suspensão a ar traz uma série de benefícios para a operação, como mais conforto, maior facilidade, agilidade e segurança nas trocas de carretas, possibilitando a montagem do caminhão com entre-eixos mais curto.

Tanque de ARLA32 atrás da cabine: O uso do tanque de ARLA32 atrás da cabine pode garantir tanques de combustível maiores.

Relação de diferencial longa: A relação mais longa deixa o veículo com uma velocidade final um pouco maior dentro da faixa verde de rotações, trazendo também ganho de rodar em rotações mais baixas, dependendo da rota e carga. A consultoria técnica da Volvo analisa qual a melhor relação para as opções 6x2, 6x4 e 4x2.

E aí estradeiro, gostou desse novo Pacote Aero da Volvo? Essa novidade te ajudaria a reduzir os seus custos com o transporte? Participe com a gente e não deixe de compartilhar com seus colegas de trecho.

Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo. Foto: Volvo

Marina Pádua

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