Os elétricos estão realmente dominando o mercado dos caminhões. E uma das marcas que segue em constante expansão desses modelos é a Volvo Trucks. No início desse ano, a empresa recebeu, na América do Norte, um pedido de 110 caminhões Volvo VNR Electric para a empresa de logística global Maersk, que já havia adquirido outros 16 veículos do mesmo modelo anteriormente.
A solicitação foi feita pelo Performance Team, parte do Grupo Maersk, que agora tem uma frota de 126 caminhões elétricos a seu serviço. Os primeiros caminhões deverão ser entregues ainda no primeiro semestre de 2022, e a expectativa da empresa é que até o primeiro trimestre de 2023, todos os 126 caminhões elétricos estejam em operação.
O novo pedido de caminhões Volvo VNR Electric é parte da estratégia de Governança Social Ambiental (ESG) da Maersk para reduzir o carbono e emissão de poluentes em sua logística. A estratégia é um fator-chave para operações de carbono zero em caminhões e uma parte importante da meta da Maersk de operações neutras em carbono em toda a empresa até 2040, com medidas significativas a serem tomadas até 2030.
Também conhecido como Maersk, o A. P. Moller-Maersk Group, é um conglomerado de negócios dinamarquês, que tem atividades em diversos setores de negócio, principalmente nos setores dos transportes e energia em todo o mundo. Atualmente é a maior empresa de transportes marítimos de contêineres do mundo, movimentando cerca de 12 milhões de contêineres por ano.
Maersk vai dobrar sua expansão de frota de caminhões elétricos na América do Norte com o pedido de 110 caminhões Volvo VNR Electric Classe 8 adicionais, aumentando seu compromisso total para 126 caminhões. Foto: Divulgação Maersk
De acordo com Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America, a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade tem motivado as empresas a optarem por combustível alternativo e acredita que os veículos Volvo suprem a atual demanda: "A Volvo Trucks está entusiasmada em continuar a colaborar com a Maersk em sua meta de sustentabilidade de frota e seus investimentos contínuos em eletromobilidade,” diz o executivo.
Mesmo que o pedido ainda esteja na fase inicial, a empresa já tem planos para sua utilização. Os caminhões pesados VNR Eletric da Volvo serão usados na Califórnia em uma gama variada de tarefas de transportes, servindo rotas de transporte portuário e de distribuição de armazéns.
O Volvo VNR Electric tem uma autonomia de operação de até 440 km e capacidade de armazenar até 565 kWh de energia. O caminhão pode receber recarga de 80% em 90 minutos com seu pacote de seis baterias, e em 60 minutos na versão de quatro baterias. O Volvo VNR Electric é fabricado na planta da Volvo Trucks em New River Valley, no estado da Virgínia.
Os caminhões serão entregues até o final do primeiro trimestre de 2023 para atender ao aumento da demanda dos clientes. Essa é a maior venda de veículos elétricos para um só cliente na história da Volvo. Foto: Divulgação Volvo
Meta de 50% de vendas elétricas até 2030
Em busca de se tornar referência global na produção e distribuição de veículos menos poluentes, a Volvo Trucks estabeleceu a ambiciosa meta de entregar 50% de todos seus caminhões com tecnologia elétrica até 2030. As novas aquisições da Maersk colocaram a montadora bem perto de atingir esse objetivo. Para Roger Alm, Presidente Volvo Trucks, o crescimento dos elétricos é gradual e está otimista quanto a atingir a meta:
“Estamos determinados a liderar a transformação elétrica na indústria de transportes. Os volumes ainda permanecem baixos, mas percebemos um rápido crescimento no interesse na Europa, América do Norte, bem como em outras partes do mundo. Em 2021, recebemos pedidos, incluindo cartas de intenção de compra, de mais de 1.100 caminhões em 20 países. Oferecer transportes elétricos com zero emissões está se tornando uma vantagem competitiva clara para nossos clientes,” diz.
O pedido da Maersk reflete os esforços de aquisição responsável da empresa para integrar ESG em atividades comerciais da Maersk. Foto: Divulgação Volvo
A Volvo Trucks foi líder em caminhões pesados elétricos na Europa no ano passado, com uma participação de mercado de 42%. A marca também tem uma posição de liderança nesse segmento na América do Norte. Com seis modelos de caminhões elétricos em produção a partir desse ano, a Volvo Trucks tem a mais completa linha elétrica da indústria global de caminhões, cobrindo desde distribuição urbana e coleta de resíduos, a transportes na construção civil e em rotas regionais.
Fonte: Volvo Group
https://www.volvogroup.com/br/news-and-media/news/2022/mar/maersk-faz-pedido-recorde-de-caminhoes-eletricos-volvo.html
Fonte: Volvo
https://www.volvogroup.com/en/news-and-media/news/2022/mar/news-4223075.html
Fonte: Facebook Volvo
https://www.facebook.com/216621928362511/posts/5342665689091417/
Fonte: Maersk
https://www.maersk.com/news/articles/2022/03/29/maersk-orders-110-volvo-vnr-electric-trucks-for-north-america
Pamela Emerich
Comentarios