Em fevereiro, a Mercedes-Benz do Brasil realizou uma das maiores entregas de chassis articulados para os municípios de Guadalajara, Zapopan e Tlaquepaque, no estado de Jalisco, no México. As 37 unidades do modelo O 500 MA foram fabricadas em São Bernardo do Campo (SP) e enviadas para operar no sistema de transporte BRT do país. Neste sistema é proporcionado um corredor de ônibus de alta capacidade, a fim de agilizar o transporte urbano.
“É com muita alegria que nós estamos enviando esse volume de ônibus para o México, fornecendo veículos que sejam adequados para a operação no sistema de transporte BRT”, diz Rogério Sousa, gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Ele conclui: “além disso, também estamos reforçando a nossa participação no país ao levar soluções que assegurem toda a qualidade, conforto, segurança e robustez que os produtos da nossa marca podem proporcionar”.
(Rogério Sousa, gerente de vendas e pós-vendas da Mercedes-Benz do Brasil)
Os chassis O 500 MA articulados fazem parte do programa de renovação de frota do transporte público em Guadalajara, que está em andamento desde 2020, onde a Mercedes-Benz tem participado ativamente junto com sua rede de distribuidores. O objetivo é renovar um volume de 800 ônibus, dos quais a Empresa detém a maior porcentagem de participação, cerca de 62%.
“Agradecemos a confiança dos clientes, das transportadoras e das autoridades do Governo de Jalisco, que vêm contribuindo para a mobilidade da população, sempre preocupados em oferecer um transporte inclusivo, de qualidade e com segurança”, afirma Raul de la Parra, gerente de vendas BRT da Mercedes-Benz Ônibus no México.
“Nós da Mercedes-Benz também estamos reafirmando o nosso compromisso com a mobilidade ao estarmos inseridos em um dos projetos mais importantes de sistemas BRT dos últimos anos e o mais relevante para ônibus articulados na região, garantindo um transporte público que os passageiros da Região Metropolitana de Guadalajara merecem”.
Os chassis possuem transmissão automática com retarder integrado, suspensão a ar e freio ABS. Com o comprimento de 18 metros e capacidade para 160 passageiros (40 sentados e 120 em pé), eles estão configurados com motor OM 457 LA Euro 5. Além disso, os ônibus também apresentam espaços exclusivos para mulheres, pessoas com deficiência e cães-guia, contando com separação total entre motoristas e a área de passageiros.
Com capacidade para movimentar até 400 mil pessoas por dia, uma extensão de 41,5 quilômetros, 40 estações, o novo modelo de transporte por onde os ônibus vão circular também ligará as cidades de Tonalá e Tlajomulco, por meio de um sistema integrado de rotas alimentadoras e complementares, junto aos munícipios da Região Metropolitana de Guadalajara.
Jéssica Ottoni Neres
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