A evolução tecnológica nunca para e está em todos os lugares. Caminhoneiros dos anos 80 e 90 na ativa até hoje sabem bem como era depender de um papel para chegar em um destino ou, até mesmo, criar sua própria base de dados das estradas, como os melhores locais para parar ou caminhos a seguir.
É inegável que todas as áreas do nosso cotidiano foram dominadas pela tecnologia e pelos novos aparelhos que surgem o tempo todo. Com o segmento de veículos não é diferente, principalmente com os caminhões. Com o passar dos anos, os pesados também apresentaram, e vão continuar apresentando, evoluções expressivas em toda sua parte mecânica, carroceria, em sua fabricação e, claro, na sua forma de utilização. Por isso, não tem outra saída a não ser se manter atualizado.
As várias inovações trouxeram novas formas de dirigir e de gerenciar frotas, garantindo mais segurança e conforto ao motorista. Mas isso ainda não é tudo. As montadoras, cada vez mais, estão se preocupando em oferecer aos seus clientes produtos e serviços que atendam às suas necessidades. As tecnologias que equipam os caminhões e a capacitação do motorista são de extrema importância para quem deseja obter o máximo do seu veículo.
Para se ter um exemplo simples das mudanças dos caminhões, podemos citar que hoje eles são menos poluentes e cheios de recursos tecnológicos digitais. É comum encontrar nos modelos mais novos sensores de estacionamento, câmeras e GPS integrado aos computadores de bordo. Funções como leitura da topografia da estrada, frenagem e câmbio automático também integram os gigantes modernos.
Buscar conhecimento e capacitação precisa ser parte do planejamento do profissional que trabalha com pesados e para aqueles que estão há muitos anos nas cabines, precisa ser um incentivo e não um obstáculo. Por mais que a experiência já dê uma ajuda quando o caminhoneiro precisa mexer no caminhão, sempre vale muito a pena fazer cursos sobre tecnologias para o setor automotivo, principalmente aquelas que estão nos caminhões mais novos.
Muitos profissionais do volante procuram fazer cursos de reciclagem, mas, infelizmente, apesar de saberem e valorizarem esses cursos de treinamento sentem dificuldades porque não possuem tempo. Pensando nessa questão, a Mercedes-Benz criou a plataforma Estrelas das Estradas, com módulos de conhecimento online e gratuitos, que vão dar ao caminhoneiro uma série de orientações de extrema importância sobre mecânica, manutenção, dirigibilidade, economia de combustível e, claro, indicações de como a tecnologia pode dar uma nova cara ao seu trabalho.
Nesse módulo de conhecimento do Estrelas das Estradas, o motorista vai conhecer sobre as tecnologias que envolvem o setor, inclusive de novos caminhões. Para quem acompanha e vive do caminhão há muito tempo, sabe que muita coisa evoluiu rápido, até porque, há bem pouco tempo atrás, os motores eram mecânicos, as transmissões eram manuais e havia muito pouca eletrônica embarcada. Mas, isso mudou e vem mudando e a tecnologia do caminhão superou até os carros. Muitas tecnologias encontradas hoje em pesados ainda não são encontradas nem em carros de luxo.
Mas, você sabe para que serve a tecnologia no caminhão? Além de aumentar a margem de lucro, as ferramentas tecnológicas são úteis para que o motorista eleve sua qualidade de vida, cuide melhor da saúde e trafegue pelas estradas com mais segurança. A primeira questão é a segurança! São muitos os sistemas que hoje ajudam na segurança do motorista, na segurança de quem está na estrada e, até mesmo, na segurança da carga e do próprio caminhão.
A tecnologia também é uma grande parceira na produtividade do pesado. Diversos sistemas ajudam o caminhão a consumir menos combustível e operar com mais eficiência nas estradas. E, hoje, cada centavo vale na conta, não é? O frete está cada vez mais apertado e é fundamental se atentar sempre ao custo do seu caminhão.
Frequentar cursos de reciclagem acaba formando um profissional altamente gabaritado. Isso se traduz para o transportador em maior rendimento e rentabilidade. Então se liga, porque nesse módulo o motorista vai aprender sobre as novas tecnologias, inclusive, como um simples smartphone pode colher informações muito preciosas do seu pesado.
Em um setor que sofre tanto com problemas, como segurança (com altos índices de roubo de carga) e falta de infraestrutura, a facilidade de comunicação, os recursos de monitoramento e o próprio GPS são recursos de grande ajuda. Além disso, os aplicativos têm se mostrado grandes aliados na rotina do caminhoneiro, nos mais diversos aspectos. Por isso, não deixe passar essa oportunidade e participe do Estrelas das Estradas.
Mas, conta aí estradeiro, como você tem utilizado a tecnologia a seu favor? Não esqueça de compartilhar com seus colegas de trecho!
Pamela Emerich
Comentarios