No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, chega uma novidade para aquelas que desejam trabalhar com os pesados no transporte de cargas. As instituições SEST SENAT e Fabet se uniram para oferecer uma oportunidade para mais mulheres se capacitarem e expandirem ainda mais a participação feminina no setor.
O SEST SENAT anunciou a abertura do “Curso de Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas”, para condutoras que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C, D ou E e que querem se tornar motoristas do transporte de cargas, conduzindo caminhões pelas estradas brasileiras.
Salete Argeton, gerente da unidade de São Paulo.
O curso será ministrado pela Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), que vai formar profissionais altamente capacitadas e oferecer às mulheres participantes a confiança e conhecimentos que elas precisam para realizar o sonho de cruzar as rodovias de norte a sul do país. Elas vão ter acesso não só aos conhecimentos teóricos, mas também vão ter experiências reais do dia a dia na estrada.
O curso será realizado em Mairinque, no estado de São Paulo, com carga horária de 112 horas em período integral, totalizando 12 dias consecutivos. Para complementar o conteúdo, serão oito módulos que contam com a etapa de atividades práticas supervisionadas, com aplicação de conceitos de segurança e direção econômica.
Essa é uma iniciativa que, sem dúvida, contribui para a evolução do setor de transporte rodoviário em um ambiente mais inclusivo, igualitário e seguro. Além disso, estimular o acesso de mais mulheres às estradas permite que uma nova geração de caminhoneiras surja e que elas não sejam somente 0,5% ao volante dos brutos.
Quem pode participar do curso?
Nesse curso, a exclusividade é das mulheres! E para participar, é preciso atender a alguns pré-requisitos:
- Ter ensino fundamental completo (desejável ensino médio completo);
- Ter CNH na categoria C, D ou E;
- Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir;
- Não ter experiência formal como motorista, registrada em carteira de trabalho;
Simulador Senat - utilizado nos cursos de formação de motoristas.
Como funciona o curso?
Para cursar as aulas, as alunas vão precisar ir até a unidade da Fabet, localizada em Mairinque/SP. O conteúdo será passado em carga horária de 112 horas em período integral (das 09h às 18h), durante 12 dias seguidos.
Dividido em oito módulos, o curso conta com uma etapa de atividades práticas supervisionadas, com aplicação de conceitos de segurança e direção econômica.
As 56 vagas oferecidas serão distribuídas em quatro turmas, com início previsto para abril de 2022.
- Turma 1: de 4 a 15 de abril.
- Turma 2: de 18 a 29 de abril.
- Turma 3: de 9 a 20 de maio.
- Turma 4: de 30 de maio a 10 de junho.
A matrícula e o curso serão custeados pelo SEST SENAT, mas os valores relativos à alimentação, ao deslocamento e à hospedagem serão de responsabilidade das alunas.
Edital e inscrições
Se interessou por essa novidade? Se você conhece uma mulher que tenha o sonho de ser motorista de caminhão (ou se essa mulher for você) chegou a hora de realizá-lo! Baixe aqui o edital, leia com atenção, conheça todos os detalhes e aí então, se inscreva!
Link: https://publicador.sestsenat.org.br/arquivos/48ed336c-682f-44db-b2ca-400ba5add237.pdf (sestsenat.org.br)
Não deixe de compartilhar com suas colegas de trecho!
Pamela Emerich
Comentarios