Teste de paciência - as situações que irritam todo o apaixonado por caminhão.
Ok, há motoristas que dirigem o caminhão sem muito apego. Talvez muitos. Mas se você é leitor do Planeta Caminhão, sabemos que você é um apaixonado assim como nós. E relacionamos aqui algumas situações, muitas vezes rotineiras, que tiram completamente a paz de espírito e paciência de quem cuida do seu caminhão com zelo e carinho, muitas vezes maiores do que temos com o nosso próprio cachorro.
Vamos à elas:
Corrigir todos os ajustes depois de outra pessoa dirigir seu caminhão:
Por natureza, quem gosta do caminhão não gosta de emprestar o caminhão para outra pessoa dirigir. Mas às vezes acontece. Duro mesmo é ter que arrumar a posição do banco e pior é ter que arrumar os retrovisores. Pior se o retrovisor do lado direito não for elétrico. Isso sem falar nas saídas de ventilação.
Vários carros de luxo já tem memória dos bancos (elétricos), além de retrovisores, até temperatura ideal do ar condicionado. Mas até isso se tornar comum nos caminhões... Vai longe!
Motoristas que usam o celular enquanto dirigem:

Além de perigoso (órgãos especializados afirmam que isso é mais perigoso que dirigir alcoolizado), isso dá uma tremenda raiva. Até porque é muito fácil perceber quando o motorista da frente está ao celular. Se for digitando no WhatsApp ou SMS então...
Semáforo vermelho abre, e o caminhão não anda. Caminhão comendo faixa e de repente volta para o centro da faixa. Freadas bruscas. O caminhão andando mais devagar do que deveria. Curvas sem seta. E por aí vai.
E nós, que gostamos de caminhão, ficamos com a aflição de espero-que-não-bata-no-meu-caminhão.
Passageiros que colocam seus simpáticos pés no painel:



Passageiros que comem salgadinhos ou quitutes da Vovó em nossa cabine:

Coma no posto, coma onde quiser, mas não emporcalhe nossa cabine.


Triste. Muitas das vezes o cidadão nem sabe que o carro possui isso. Normalmente ele vê o desenho de farol de neblina no botão do painel e o liga (sim, pra ficar bonito, a lanterna acesa e os faróis de neblina embaixo acesos – achando que é só pra frente). Mas muitas das vezes esse mesmo botão liga a luz traseira também, que é mais forte que luz de freio.
E fica lá desfilando, e ofuscando os olhos de quem vem atrás. Ou pior: cai uma pequena garoa e o cidadão vai lá e acende a árvore de natal dele, achando que ninguém está vendo ele.
Aviso: luz de neblina traseira É SÓ para usar na neblina. Ei Denatran, cadê a lei pro pessoal dos carros serem multados se estiverem usando esse farolete vermelho incorretamente?
Lava rápido que empesteia o painel e as laterais de porta com silicone:
Não chefe. Nossa cabine não é a banheira do Gugu para ficar tudo escorregadio. Interior do caminhão requer cuidados. Limpo sim, mas melecado nunca! Fica até difícil de pegar no puxador da porta para fechar. Isso sem falar que com o passar do tempo, o plástico resseca. Quando levar seu caminhão pra lavar, veja o caminhão que acabou de ficar pronto. Se estiver lambuzado, já avise o lavador!
Insulfilm velho que já ficou roxo:

Comentarios