Destaque

10 curiosidades sobre o mundo dos caminhões

10 curiosidades sobre o mundo dos caminhões

Quem dirige ou gosta de caminhão sabe muito sobre eles. As potências, melhores marcas, novidades no mercado, mas existem algumas curiosidades sobre o mundo dos caminhões que nem todo mundo conhece ou já ouviu falar.

Por isso, separamos uma lista com 10 curiosidades sobre o tema para você se atualizar no assunto. Confira!

Caminhões nas ruas do Brasil
Já dá para imaginar que no nosso país tem milhares de caminhões, certo? Mas segundo o senso do IBGE feito em 2020, o número de caminhões mais atualizado é de 2.879.080 veículos registrados.

O caminhão mais potente do mundo
O universo dos caminhões caminhou a passos largos nos últimos anos e com isso novos modelos superpotentes surgiram no mercado recentemente. E o caminhão mais potente é o FH16 750 da marca Volvo, que conta com um motor a diesel de seis cilindros, 750 cavalos de potência e tanques com capacidade de armazenamento de 1180 litros. Ele também conta com sensor de chuva com quatro intensidades e sensor de ponto cego.



Maior pneu de caminhão já criado
Os caminhões necessitam de pneus maiores para sustentarem as grandes cargas que carregam, mas você sabe qual foi o maior pneu já produzido para um caminhão no mundo? O maior pneu de caminhão do mundo foi criado pela Michelin e Titan e contava com 4,03 metros de diâmetro e 1,50 de largura.

O primeiro caminhão do mundo
Já falamos que o universo dos caminhões evoluiu muito, mas você sabe como era o primeiro caminhão que o mundo teve? Ele foi produzido ainda no século XVIII, no ano de 1896, e contava apenas com 10 cavalos de potência, atingindo uma velocidade média de 12km/h.

O modelo de caminhão mais rápido
Ao contrário do primeiro modelo de caminhão do mundo, hoje existem veículos que podem chegar a muitas centenas de km/h, sendo que o modelo que chega mais longe nesse quesito é o Iron Knight da Volvo, que consegue ter uma aceleração de 0 a 500 metros em 13,67 segundos e de 0 a 1000 metros em 21,14 segundos, chegando a uma velocidade máxima de 276km/h.



As famosas frases de para-choque
Se um dia você já andou pelas estradas brasileiras, já percebeu que muitos caminhões contam com frases em seus para-choques. Desde engraçadas até mensagens religiosas, essa tendência começou ainda nos anos 1950 inspirada por uma técnica de desenho argentino que eram utilizados em carroças. Essa moda pegou e em 1980 a grande maioria dos motoristas já tinha adotado a brincadeira.

Para dar a volta ao mundo
Sabe quantos caminhões são necessários para dar uma volta ao mundo? Não? Então a gente te fala. Segundo cálculos feitos por algumas pessoas na internet, para dar a volta em nosso planeta seriam necessários 3.890 caminhões modelo VM Volvo sem eixo adicional. Vale lembrar que a conta pode mudar caso seja utilizado outros modelos para fazer esse cálculo!

Mulher pioneira
Você sabe quem foi a primeira mulher a dirigir um caminhão em território brasileiro? O nome dela era Neiva Chaves Zelaya, mas era carinhosamente chamada de Tia Neiva, que em 1950 tirou a habilitação, comprou um caminhão e transportava cargas por todos os cantos do país para a consultoria Rank Brasil.



Distância de frenagem
Pode parecer besteira, já que utilizamos os freios dos caminhões a todo o momento, mas o espaço necessário para frenar totalmente um caminhão a 80km/h é de 180 metros, ou seja, o tamanho de um campo de futebol.

Modelos que dirigem sozinhos
Por conta das tecnologias atuais, já vemos alguns modelos de caminhões completamente automatizados, que fazem as entregas sozinhos. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2016, onde a Uber fez uma entrega com uma corrida de 190 quilômetros que contava com mais de dois mil engradados de cerveja.

Gostou de descobrir estas curiosidades? Então acesse o Planeta Caminhão porque lá tem muito mais informação para você caminhoneiro apaixonado pela profissão!

Marina Paduá

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.