Principal

Tecnologia nas montadoras: novos caminhões Volkswagen saem de fábrica conectados

Tecnologia nas montadoras: novos caminhões Volkswagen saem de fábrica conectados

Plataforma RIO BOX permite ganho de até 15% na rentabilidade dos veículos

A partir de março de 2022, mais quatro modelos da família Volkswagen Constellation vão sair de fábrica totalmente conectados. Os caminhões dos modelos rígidos 24.280, 24.330, 30.280, 30.330 irão para venda com a RIO BOX instalada de série, conectados e prontos para serem gerenciados. Além destes modelos, desde o ano passado a conectividade de série também é disponibilizada nos cavalos mecânicos Constellation e Meteor e no caminhão elétrico da marca, o VW e-Delivery.

O sistema RIO BOX instalado nos caminhões Constellation da Volkswagen permite total conectividade para que possam ser monitorados e gerenciados eletronicamente, por meio da telemetria de dados entre o veículo e a central. Além da tecnologia de navegação, os novos modelos conectados ainda trazem mais economia e aumento da segurança na condução, já que permite a análise de uso, menor desgaste de peças, combustível etc.

A função da RIO BOX na frota conectada é garantir o acesso do cliente aos dados a todo momento e, além disso, oferecer consultoria de performance e economia. A montadora informou que os primeiros veículos sairão de fábrica com a versão RIO Premium conectada e poderão testar gratuitamente por 90 dias o pacote mais completo da empresa.

O serviço não se limita apenas aos novos modelos. A RIO BOX pode ser instalada em todos os caminhões e ônibus Volkswagen como um opcional, promovendo o aumento da frota conectada e garantindo o acesso aos dados a todo e qualquer cliente, além de oferecer consultoria de performance e economia. Também proporciona segurança ao condutor, já que com todos os dados em mãos, ele pode atuar de forma rápida e dinâmica.

A Volkswagen Caminhões avalia que a implementação da plataforma RIO nos caminhões dá ao cliente ganho médio de rentabilidade de 15%, vindos da redução dos custos operacionais a partir do melhor gerenciamento do veículo e da frota em termos de manutenção, logística, reorganização de rotas e segurança.

A telemetria (coletar dados remotamente dos veículos) e a conectividade do RIO fazem uma integração total entre caminhão, frotista, motorista, concessionária e cliente final, otimizando o trabalho, a tomada de decisão em tempo real e mostrando como melhorar a performance. Segundo a montadora, a plataforma tem mais de 1 bilhão de terabites tratados, prontos para se transformarem em conhecimento que gera ganhos aos clientes.

“Nós acreditamos em um futuro de gestão de frotas altamente conectado, em que as informações são cruciais para o sucesso do negócio de nossos clientes, promovendo economia, eficiência, segurança e sustentabilidade. É isso que gradativamente temos provado aos frotistas e proprietários de veículos VW no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Desde o começo de 2022, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também passou a disponibilizar para sua rede de concessionários o “Termo de Conectividade”, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Neste documento, a montadora informa ao cliente quais dados poderão ser coletados e tratados pelo RIO para prover os serviços digitais.

Os novos serviços digitais RIO não param por aí. Os desenvolvimentos são contínuos e sempre com foco em seus pilares: desempenho, disponibilidade, segurança e economia. A plataforma de conectividade possui um papel de grande importância na economia circular, atuando diretamente na indústria dos transportes em prol de uma logística cada vez mais sustentável em sua operação, alinhado aos pilares do ESG.

A tecnologia pode de fato melhorar a performance dos brutões. Você concorda? Você gostou de saber sobre a conectividade embarcada do Constellation 24.280, 24.330, 30.280, 30.330? Compartilha com a gente e não deixe de seguir nossas redes sociais.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.