Principal

Iveco anuncia investimento de 1 bilhão de reais para a América Latina

Iveco anuncia investimento de 1 bilhão de reais para a América Latina

Maior volume investido em 25 anos corresponde ao ciclo de 2021 a 2025

A Iveco anunciou nesta quinta-feira (10) um novo programa de investimentos no valor de 1 bilhão de reais para a expansão da empresa na América Latina. Este é o maior volume já aplicado pela montadora nos últimos 25 anos, desde a construção de sua fábrica em Sete Lagoas (MG). O investimento corresponde ao ciclo de 2021 a 2025 e virá de recursos próprios da América Latina e também da Europa.

Este aporte para a América Latina se refere a todos os produtos que serão comercializados no Brasil, Argentina e países com exportação na região. Muitos investimentos que são feitos para o Brasil também servem para a Argentina, como a transformação dos veículos Euro 5 para Euro 6. Por isso, parte do montante destinado será para essa transição e uma parte será destinada para a construção de componentes dentro do Brasil.

Uma outra parte dos recursos do novo programa já foi usada no desenvolvimento de novos motores, que atendem à legislação de emissões, chamada Proconve P8 (equivalente ao Euro 6 na Europa). Os motores menos poluentes deverão estar em todos os caminhões produzidos, a partir de janeiro de 2023. Para transformar um motor padrão Euro 5 em Euro 6 é preciso bastante investimento, já que o tipo de cabine e outros componentes também precisam mudar.

O anúncio foi feito pelo presidente da Iveco para a América Latina, Marcio Querichelli, em entrevista coletiva. Segundo o presidente, o novo investimento vai abranger várias frentes, como desenvolvimento de produtos, novas tecnologias e contratações. A maior parte será usada para desenvolver novos produtos, como caminhões e ônibus movidos a gás, que já estão em períodos de testes. Além da unidade em Sete Lagoas, que segue aumentando a produção, a montadora vai investir também em sua fábrica em Córdoba, na Argentina.

Para os executivos da empresa, a expectativa é de um crescimento de 5 a 10% de em 2022. Dentro da estimativa, a empresa está balanceando as dificuldades na cadeia de componentes, as mudanças necessárias do Euro 5 para Euro 6 e as altas taxas de juros. Mas acredita que com os números de crescimento de cada segmento e avaliando os riscos e as oportunidades, pode alcançar esse número.

25 anos da Iveco no Brasil

Desde que chegou ao Brasil, a Iveco tem conseguido se firmar no mercado. Em 2021, por exemplo, foi a segunda montadora que mais cresceu no país. Além disso, viu a linha Daily se tornar campeã de vendas. Por isso, este ano, recebeu um aporte de alta tecnologia, com foco na redução de emissões, conforto, economia e a consagrada estrutura chassi-cabine, que proporciona durabilidade e versatilidade para o modelo.

O primeiro veículo comercial Euro 6 lançado no Brasil, o Iveco Daily 35-160 Euro VI nasceu com o legado de fazer parte de uma gama de veículos apta para diferentes operações: frete em geral, transporte de produtos alimentícios, materiais de construção, equipamentos de manutenção, móveis, mudanças, autopeças, e-commerce, entre outros.

O novo investimento chega em um momento determinante para a montadora, agora IVECO GROUP, uma nova empresa, com o foco em caminhões e ônibus. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), somando todos os segmentos em 2021 (de leves a pesados), a Iveco ficou em quinto lugar no mercado brasileiro, com participação de 6,77% no acumulado do ano.

A empresa espera produzir o máximo da tecnologia e componentes utilizados nos caminhões na fábrica de Sete Lagoas. Isso ajudaria a diminuir a fabricação, exportação e, também, o valor final para os usuários. E a produção já segue a todo vapor: recorde de produção nacional dos últimos 12 anos.

De acordo com Querichelli, o objetivo é “fortalecer a presença da Iveco na América Latina.  O aporte mostra que a Iveco segue investindo muito forte nisso“, considerou. O executivo ressaltou que, em 2021, foram quase mil pessoas contratadas, incluindo executivos, na América Latina. O presidente ainda informou que a empresa está fazendo upgrades em vários segmentos e promete surpresas ainda para este ano.

Direto da Redação Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.