Principal

Capacitação para caminhoneiros: como se manter atualizado?

Capacitação para caminhoneiros: como se manter atualizado?

Profissão está evoluindo ao longo dos anos e exige que profissionais evoluam junto

Capacitação é fundamental em qualquer profissão e para ser caminhoneiro não é diferente. Antigamente, havia aquela ideia de que caminhoneiro só precisava entender de caminhão, mas há muito tempo não é mais assim. Hoje em dia, principalmente para quem trabalha com transporte de cargas, a capacitação do caminhoneiro é algo cada vez mais cobrado.

Isso acontece, porque não é só sentar e dirigir, né? Quem está na estrada todo dia sabe que é muito além disso. E essa necessidade se deve a diversos fatores, como à modernização dos caminhões, características de determinada carga, para se adaptar ao tipo de veículo ou, até mesmo, se enquadrar nas exigências de segurança dos órgãos de fiscalização.

A capacitação profissional não deve ser encarada como um problema, afinal, não se atualizar significa perder diversas oportunidades de trabalho, muitas vezes bastante lucrativas. E, além disso, com a capacitação o caminhoneiro não só aprende coisas novas para sua função, mas também cria para si novas oportunidades de crescimento.

Pensando em dar aquela força para o pessoal da boleia, listamos alguns motivos e maneiras de se manter atualizado na profissão.

Por que o caminhoneiro precisa de capacitação?

Atualmente, qualquer profissional, das mais variadas áreas, precisa se preocupar com a sua capacitação para manter-se em atividade. Seja para ser diferenciado no mercado, alcançar novas oportunidades ou conquistar melhores condições de trabalho, o caminhoneiro precisa ficar atento ao setor onde atua para saber onde pode evoluir.

A profissão de caminhoneiro exige várias habilidades e a responsabilidade na estrada é enorme. Por isso é fundamental se aprimorar através de cursos que podem ajudar a enfrentar os desafios diários e ainda ser diferente dos demais. Afinal, motoristas com mais experiência e especializações são mais valorizados e saem na frente.

Um bom exemplo são os caminhões mais recentes do mercado, que saem de fábrica com diversos recursos que são novidade para grande parte dos caminhoneiros, como câmbio automático e sistema de frenagem semiautônomo. Antes de começar a dirigir veículos com essas características, é preciso fazer um treinamento, pois, somente assim, o motorista conseguirá dominar corretamente os caminhões, tirando o máximo proveito deles.

As montadoras e empresas estão buscando constante evolução, então são novos equipamentos, novas máquinas, novas maneiras de realizar trabalhos antes mais braçais. Estar atento principalmente à tecnologia já te deixa à frente de muita gente. E não estamos falando de redes sociais. Muitas transportadoras utilizam sistemas digitais de rota e saber operar essas ferramentas é pré-requisito nessas empresas.

Como o caminhoneiro pode se capacitar?

Um ponto que acaba servindo de justificativa para o caminhoneiro não se capacitar é a falta de tempo. Como fica vários dias fora de casa, realmente é difícil ter uma disponibilidade para frequentar as aulas. Mas, a tecnologia está aí para ajudar não só no trabalho, mas nos estudos também. A maioria dos cursos atualmente, até devido à pandemia, é em formato EAD, mais fácil de adaptar à rotina.

Cursos para Transporte de Produtos Perigosos – MOPP

Se você possui habilitação entre categoria B e E e deseja realizar o transporte de produtos perigosos (aqueles de origem química, biológica ou radiológica que podem ser nocivos ao meio ambiente, à população e aos seus bens, segundo definição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT), um curso de transporte de produtos perigosos é fundamental!

Também conhecido como MOPP — Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, nesse curso o caminhoneiro vai aprender a movimentar produtos perigosos de forma adequada, conforme a legislação específica, considerando as responsabilidades envolvidas na operacionalização e no tráfego desses produtos. Além disso, recebe capacitação em direção segura para evitar acidentes, primeiros socorros em caso de problemas e como funciona a legislação para os produtos.

Segundo o Inmetro, é obrigatório que o motorista possua o Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos, que varia de um a três anos de validade, dependendo do tipo de carga transportada (mais uma capacitação importante para o currículo). É possível fazer esse curso de forma GRATUITA pelo site do SEST SENAT. Acesse o site

Cursos de Manutenção Automotiva

Fazer revisões no bruto, ficar de olho no óleo e outras medidas preventivas são atitudes de bons motoristas. Por mais que a experiência já dê uma ajuda quando o caminhoneiro precisa mexer no caminhão, sempre vale muito a pena fazer cursos na área de manutenção automotiva, principalmente de caminhões mais novos. O motorista aprende sobre a manutenção correta do veículo e como isso possibilita mais durabilidade ao motor, segurança na viagem e economia no final do mês.

E olha só, nem estamos falando de cursos técnicos. Claro, se houver disponibilidade de realizar, algumas escolas técnicas em todo o Brasil oferecem esse curso. Mas, é possível realizar de forma gratuita, através de aulas online. O SENAI oferece gratuitamente esse curso em formato EAD. Acesse o site

Condução de caminhões biarticulados

Esse curso é voltado para profissionais mais experientes no transporte rodoviário de cargas (veículo articulado). Conduzir esse tipo de veículo necessita de um certo manejo e de habilidades e atitudes que só se aprendem ao longo da experiência e participando de cursos especializados de direção. A formação na condução de caminhões biarticulados desenvolve competências técnicas e permite ao motorista assumir novos desafios, conhecendo mais a fundo os veículos biarticulados, aumentando a produtividade e a eficiência, com segurança.

Alguns programas são criados oferecendo esse curso gratuitamente, como o SEST SENAT realizado em 2021. Mas, caso o caminhoneiro queira investir, o curso é oferecido pela Fabet e tem alguns requisitos que precisam ser cumpridos antes de fazer a inscrição, como ter experiência mínima comprovada de dois anos em transporte de cargas secas ou líquidas em veículos articulados (carretas), possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria E há pelo menos 24 meses, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro. Veja quais são os demais requisitos e informações sobre o curso clicando aqui.

Administração do frete

Administrar o frete requer bastante conhecimento e organização. Nesse curso, o caminhoneiro aprende sobre os métodos de definição de preços e custos gerados e entende a importância da administração de frete para que esse serviço seja prestado com qualidade, eficiência e lucratividade.

Esse curso pode ser realizado gratuitamente no site do SEST SENAT. Acesse o site

Manuseio de cargas frigorificadas

Outro curso para caminhoneiros mais experientes que desejam alcançar novos ares na profissão. Para manusear cargas frigoríficas, o motorista precisa de algumas especificações e nesse curso ele aprende sobre o processo de congelamento e refrigeração de cargas, armazéns frigorificados, condições de armazenagem frigorificada e aspectos relacionados à segurança e qualidade das cargas frigorificadas.

O curso geralmente não exige requisitos, mas é importante ressaltar que é preciso estar habilitado na categoria B, C, D ou E e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir. O SEST SENAT também oferece esse curso gratuitamente em formato EAD. Acesse o site

Cursos na área de Direção Defensiva e Econômica

Quem está na estrada no dia a dia sabe: dirigir com prudência e segurança faz toda a diferença e há como economizar combustível de acordo com a maneira em que guiamos o veículo. A direção defensiva reduz as consequências dos acidentes de trânsito e essa capacitação é vista com bons olhos no mercado. Há diversos cursos de Direção Defensiva e Direção Econômica que podem fazer o seu currículo se destacar. Geralmente, os cursos têm em torno de 15 a 20 horas e não tem nenhum pré-requisito.

Esse curso pode ser realizado gratuitamente em alguns sites:

Prime Cursos: Acesse

Certificado Online: Acesse

CET: Acesse

Reciclagem de conhecimentos e preventiva

É normal esquecer parte do que a gente aprende com o tempo, ainda mais quando aquilo não está sendo colocado em prática a todo o momento. Além disso, a constante mudança nas regras do setor, como o desenvolvimento de novas tecnologias ou alteração de normas requer constante atualização, porque as empresas buscam cada vez mais modernização.

Lembre-se de que não basta ter um certificado de determinado curso, se não conseguir colocar os conhecimentos em prática. Caso perceba alguma dificuldade, não demore para procurar um curso de reciclagem. Além disso, também é preciso conferir a validade dos cursos. Em alguns casos, como o MOPP, existe um prazo de renovação, que é de cinco anos.

É importante lembrar também que desde 2018, o DETRAN autorizou a reciclagem preventiva para motoristas profissionais que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E e que tenham atingido entre 14 e 19 pontos na CNH. Então, antes de perder a carta, o caminhoneiro pode fazer o curso. Até pouco tempo atrás, o curso de reciclagem preventiva não estava em vigor, por falta de regulamentação do Contran.

Projeto “Estrelas das Estradas”

Esse projeto é uma iniciativa da Mercedes-Benz para valorizar e capacitar caminhoneiros e futuros caminhoneiros pelo Brasil. O projeto reconhece a importância dos profissionais do volante, oferece treinamentos e conhecimentos úteis para aqueles que rodam nas estradas de todo o Brasil, seja trabalhando de maneira autônoma ou em modelo de contratação por empresa ou ainda, cooperativa.

A plataforma online oferece cursos e treinamentos gravados por especialistas, divididos em aulas de 20 a 30 minutos com diferentes temáticas: Conhecendo o Equipamento, Equilíbrio Mental, Economia de Combustível, Subindo a Serra, Descendo a Serra, Tombamento, Primeiros Socorros, Carregamento do Caminhão, Ergonomia, Andando em Vias Não Pavimentadas, Gestão de Pneus e Segurança nas Estradas, entre outros. Os cursos estão disponíveis de forma totalmente gratuita, e vão esclarecer muitos conceitos essenciais para a vida profissional e pessoal do motorista de caminhão.

Os participantes ainda recebem um certificado de conclusão ao final dos cursos. Para participar, basta se inscrever na plataforma Estrelas das Estradas, disponível no site (https://bit.ly/MB-Estrela-IGF). Clique em “inscreva-se'' e siga os próximos passos:

E aí estradeiro, você costuma procurar por cursos de capacitação? Também acha que é importante se manter em dia com o mercado de trabalho e com o setor de transporte? Qual curso você fez que mudou sua carreira? Compartilhe com a gente sua experiência e não deixe de seguir nossas redes sociais.

Direto da Redação Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.