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Caminhões poderão circular em Zonas Máximas de Restrição até sexta-feira

Caminhões poderão circular em Zonas Máximas de Restrição até sexta-feira

Restrições no tráfego de veículos pesados está suspensa em toda a cidade

Caminhões não precisam mais esperar até às 09 da manhã para acessar a Marginal Tietê. Essa restrição está suspensa até sexta-feira, igual ao rodízio de veículos, depois do desabamento de parte da pista local da marginal Tietê. Em razão da interdição, a CET suspendeu o rodízio de veículos e de caminhões, bem como as Zonas Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados, até a próxima sexta-feira (4).

Por causa do acidente com as obras da linha 6 - Laranja, os caminhões estão liberados para a circulação na via - e por outras zonas restritas - em qualquer horário, até a próxima sexta-feira. Com a restrição, os caminhões só podiam circular no local entre 9h e 17h. A Marginal Tietê tem desvios no sentido Ayrton Senna, a partir da ponte do Piqueri até a Freguesia do Ó, na Zona Norte. Na próxima semana, será realizada uma reunião para avaliar a necessidade de manter ou não a suspensão.

A marginal Tietê é a artéria mais importante da cidade de São Paulo, com um tráfego diário de 500 mil veículos por dia. Ela faz ligações importantes com outras rodovias, como Castelo Branco, Ayrton Senna, Fernão Dias. Além disso, é acesso direto ao aeroporto internacional e aos terminais rodoviários da Barra Funda e do Tietê.

Na manhã desta quarta-feira, a CET indicava 11,4 quilômetros de lentidão na marginal Tietê, no sentido da rodovia Ayrton Senna. Nas outras principais vias da capital, o índice oscilava entre um e três quilômetros no mesmo período. O atraso por causa do trânsito aumentou o tempo para realizar o trajeto. Em um raio de 3 km da cratera, 59% das ruas apresentaram altos congestionamentos, com relatos de pessoas que passaram até 30 minutos em um raio de 2 km.

A cidade apresentou, no geral, cerca de 23 quilômetros de congestionamento, valor dentro da média máxima para o horário (35 quilômetros), segundo o monitoramento da CET. Às 10h30, o congestionamento na capital ainda estava em 34 quilômetros (a média máxima para o horário é de 42 quilômetros). Foi registrada lentidão em diversas avenidas do entorno do acidente, tanto no sentido Ayrton Senna, quanto no sentido Castelo Branco. A companhia informou que a zona azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas.

Pista Expressa

A pista expressa é a única liberada para o tráfego no trecho entre as pontes da Freguesia do Ó e do Piqueri, no sentido Ayrton Senna. Não haverá restrição de circulação e as motos estão autorizadas a trafegar na via. O trânsito na via é inevitável nesse trecho.

Pista central

Os veículos que transitam pela pista central são desviados para a expressa e, após passarem pela área das obras do Metrô, retornam para a pista central pelo acesso após a ponte da Freguesia do Ó. A pista central chegou a ser liberada alguns minutos na tarde de ontem, mas foi interditada novamente após o avanço cratera que consumiu três faixas da pista local. Agora, a previsão da prefeitura é que a central volte a ser liberada em dez dias.

Pista local

Os veículos que estiverem na pista local, vão precisar usar o desvio para o corredor das avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, retornando para a marginal na altura da praça Pedro Corazza. A CET pede que, se possível, os motoristas evitem trafegar pela região afetada pelo acidente.

Segundo a CET, o buraco causado pelo desabamento parou de ceder, já que durante a madrugada, foi estabilizado com concreto pela concessionária que administra a obra. Mais de mil caminhões de concreto serão usados no reparo, disse o presidente da empresa que fornece o material. Também já foram iniciados os trabalhos de escoamento da água.

Segundo o governo do Estado, no melhor dos cenários, a expectativa é de liberar a pista central da Marginal Tietê em até dois ou três dias. De acordo com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos (STM), Paulo Galli, tudo deverá depender da forma como a estrutura de contenção será construída — se será necessário ou não o uso de estacas. Mas ressalva que o período de 10 dias informado inicialmente ainda é o cogitado.

Locais de restrição de caminhão

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) delimitou uma área para o rodízio municipal de veículos. Essa região é conhecida como centro expandido e abrange todas as áreas internas a um perímetro coberto por avenidas importantes da cidade, como as Marginais dos rios Pinheiros e Tietê, a Avenida dos Bandeirantes e a Avenida Salim Farah Maluf.

Os caminhões - fora do rodízio do dia - podem circular nas vias, mas não nas áreas internas. Além disso, foi estabelecido um horário pelo qual eles podem trafegar nessas vias. Algumas avenidas importantes têm regras específicas, como por exemplo, na Marginal Tietê, onde caminhões não podem circular das 5h às 9h e das 17h às 21h entre segunda e sexta-feira; aos sábados, o período restrito é das 10h às 14h. Ou na Marginal Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes, onde caminhões não circulam entre 5h e 21h.  Veja abaixo o mapa para a restrição de veículos:


Mapa de restrição para caminhões em São Paulo/SP – Fonte: CET e Google Maps

Direto da Redação Planeta Caminhão

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