Principal

Renault lança Nova Master e impressiona pela economia e versatilidade

Renault lança Nova Master e impressiona pela economia e versatilidade

Novo utilitário é capaz de reduzir o consumo de combustível na rodagem em até 24%

 

O Mercado passou por um momento de forte transformação no período da pandemia e muitos segmentos precisaram se reinventar. O setor dos transportes não passou batido e a importância dos utilitários para esse novo momento econômico se tornou um destaque. A Renault identificou as demandas desse crescimento e anunciou o novo Renault Master, que veio para suprir as necessidades de novas empresas e das que ainda podem surgir.

Um dos mais vendidos entre os utilitários, a Master tem sido opção entre micro e pequenas empresas pelo seu custo-benefício e por sua versatilidade e em relação ao modelo antigo, a nova Renault Master 2023 traz muitas novidades. O modelo chega renovado, com novo design frontal que reforça a identidade visual da marca, mudanças internas para ampliar o conforto e nova geração de motor 2.3 dCi turbo, 24% mais econômico e com mais desempenho, além de mais tecnologia para segurança e conforto, buscando manter a liderança do segmento de furgões grandes (FU3) no Brasil.

O Novo Master 2023 chega ao mercado nas opções Furgão, Chassis, Vitré e Minibus e com três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo. O furgão mantém seus atributos de potência, robustez e conforto, bem como sua versatilidade, graças à uma linha composta por quatro opções de carroceria e mais de 100 possibilidades de transformação para atender a qualquer tipo de necessidade. E, além disso, a economia no consumo de combustível é um ponto alto nas tecnologias do produto.

“Com a Master 2023, o cliente profissional Renault passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, bem como contar com todo o suporte da rede PRO+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.

A renovação da Renault Master levou em consideração 4 principais pontos:

Design

Novo design frontal mais robusto reforça identidade visual da marca com novos faróis com luz diurna de rodagem em LED com formato C-Shape. O design pensado para oferecer mais conforto. A cabine é mais moderna e priorizou o conforto do motorista, com o interior mais ergonômico com novo volante novo, multifuncional, mais sofisticado, e com teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a nova manopla de câmbio traz acabamento em preto brilhante.

O painel de computador de bordo traz uma tela de 3,5” de TFT, para abrigar as funções do computador de bordo do modelo, como consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor. O veículo traz tecnologia com seu novo quadro de instrumentos com tela de 3,5” e opção de sistema multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada. Realmente um escritório móvel, que atende a inúmeras necessidades do usuário.

Economia

A nova Master se destaca principalmente pela melhora no consumo de combustível. Em estudos realizados pela Renault, levando em consideração uma rodagem de 3.000 km por ano, e no uso misto (estradas + vias urbanas), a redução do consumo de combustível é de até 24%. Isso equivale a uma economia de em média R$ 6.000 por ano. Além disso, segundo a montadora, o modelo é até 30% mais econômico no uso urbano com a nova geração do motor 2.3 dCi turbo e mais desempenho, com 136 cv e 36,7 kgfm.

Essa economia é possível graças às mudanças trazidas pela nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor traz 136 cv a 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm à 1.500 rpm, o que representa +16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima.

Essa geração de motor é, segundo a marca, uma virada de chave no pacote tecnológico, e já está compatível com a norma Euro 6. Em relação a geração anterior, o sistema de injeção é superior e uma série de componentes foram trabalhados para melhorar a injeção, pensando na eficiência, como por exemplo, um radiador com mais capacidade. O tanque de combustível do modelo é de 100 litros.

Segurança

A Nova Master 2023 oferece maior controle de estabilidade e maior controle de tração, o que aumenta a capacidade para atender a todos os mercados. A nova versão traz mais tecnologia para a segurança: Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI), Controle Adaptativo de Carga (LAC), Sistema Estabilizador de Ventos Laterais (CWS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), Assistente de Tração de Reboque (TSM) e Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD) de série em todas as versões.

Além desta tecnologia, a nova Master passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo em condição de carga máxima. Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento. O Controle Adaptativo de Carga (LAC), outra novidade no modelo, detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários.

Outro sistema é o Sistema Estabilizador de Vento Lateral (CWS), que identifica condições de forte vento lateral – como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros. Caso o sistema detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem. Os faróis com luzes diurnas de rodagem (DRL), garantem a visibilidade do veículo por pedestres e outros veículos, mesmo em condições adversas de iluminação, tanto na cidade, como na estrada.

Versatilidade

Com diferentes configurações, o novo Master 2023 oferece diversas soluções de aplicação para os clientes, e traz três opções de comprimento e duas de altura do teto, bem como as versões Furgão, Chassis, Vitré e Minibus. A opção Furgão, possui três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm à 4.332 mm, bem como duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). Isso permite uma área de carga total de 8 m3 (L1H1) até 13 m3 (L3H2).

A versão Vitré, por sua vez, traz os vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura. Na versão Chassis, o cliente tem a opção de aplicar diferentes implementos ao Master, que não necessita de habilitação especial para condução e que não possui limitações de rodagem em perímetro urbano. O modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 kg e pode receber implementos de até 18 M3.

Preços e versões

A nova Renault Master 2023 está disponível nas seguintes versões:
- Chassi Cabine: a partir de R$ 187.600

Principais equipamentos: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.

  • Furgão (L1 H1): R$ 207.900
  • Gran Furgão (L2 H2):  R$ 216.000
  • Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000

Principais equipamentos: Todos da versão Chassi Cabine, mais ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.

  • Vitré: R$ 225.600

Principais equipamentos: todos da versão Furgão, mais ar-condicionado com saídas traseiras.

  • Minibus Executive: R$ 281.300

Principais equipamentos: todos da versão Vitré, mais tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros + motorista, com cintos de segurança individuais.

A Renault informou que os preços foram ajustados correspondendo a tecnologias aplicadas no veículo e incorporando todas melhorias oferecidas, readequando os descontos e mantendo a mesma competitividade do modelo anterior. A previsão é que o veículo seja entregue para testes na primeira quinzena de fevereiro e chegue para as vendas nas concessionárias na segunda metade de fevereiro

Master Hitec

No lançamento do Novo Master 2023, a Renault anunciou que está planejando trazer para o Brasil a Master Hitec Eletric, Versão 100% elétrica da Master, um grande sucesso na Europa. A previsão da montadora é entregar as primeiras unidades ainda no primeiro semestre de 2022.

A empresa não divulgou mais informações sobre o modelo elétrico, mas garante que nos próximos meses, vai apresentar o seu produto para o segmento. O modelo que será lançado no Brasil será alinhado com o que também será lançado na Europa, por isso, ainda não foram passadas muitas definições do produto.

E você, ficou animado com a Nova Master 2023? Estamos muito curiosos para testar com a galera do canal. E divida: o que você mais gostou nesse novo modelo? Compartilhe com seus amigos do trecho e siga as nossas redes sociais. Até a próxima.

Direto da Redação Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.