Principal

Sono irregular atinge 40% dos caminhoneiros, diz pesquisa da CNT

Sono irregular atinge 40% dos caminhoneiros, diz pesquisa da CNT

Todos os anos, campanhas alertam sobre a importância de realizar pausas para descanso

 

Não é segredo para ninguém que dirigir com sono é um grande risco, e quando falamos de caminhões, o risco é ainda maior. Grandes inimigos do caminhoneiro após longas horas de jornada ao volante, o sono e o cansaço são apontados como uma das principais causas de morte das rodovias brasileiras. A falta de concentração provocada pelo sono, faz o motorista dirigir sem a devida atenção à estrada, e também, sem os reflexos rápidos para evitar acidentes.

A combinação de sono e direção, pode ter as mesmas consequências da mistura de álcool e volante. Isso porque o condutor perde consideravelmente o reflexo ou até mesmo o raciocínio rápido e o risco de acidentes nestas condições é bem maior. Entre os sinais de cansaço estão aquelas piscadas lentas e a dificuldade em controlar o veículo. Isso pode levar a não perceber a sinalização, não enxergar, veículos menores, pessoas ou objetos na pista, errar o caminho, entre outras coisas.

De acordo com a pesquisa produzida e divulgada pela CNT – Confederação Nacional de Transportes, que revela o Perfil dos Caminhoneiros brasileiros, cerca de 70% dos viajantes ficam mais de 15 dias fora de casa a trabalho. O desgaste físico é a principal queixa de 32% dos participantes, o que demonstra que o cansaço extremo faz parte da rotina de muitos condutores, e já motivou o envolvimento em colisões de 17,4% dos motoristas.

Independente do motivo que leva o motorista a dirigir com sono, é importante evitar o cansaço no volante para que os riscos de acidentes de trabalho ou de trânsito sejam reduzidos. É o que reforça o coordenador de tráfego da CCR Rodoanel, Joelson Ferreira: "A prática de dirigir com sono, afeta consideravelmente a capacidade de o motorista ficar focado no trânsito. E isso inevitavelmente causa acidentes”. A concessionária realiza constantes campanhas com o objetivo de orientar o motorista profissional da importância de assumir o volante descansado.

O hábito de pausar durante longas viagens evita o cansaço excessivo em jornadas de trabalho mais difíceis. Um estudo de 2019 feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, ABRAMET, Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina revelou que 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono.

Um outro estudo, realizado pela Denox, empresa focada em Internet das Coisas (IoT) do Grupo MXT, que utilizou o sistema de monitoramento de Fadiga, solução da em parceria com a MedNet, embarcada nos caminhões, para trazer segurança e monitorar as condições físicas dos condutores através de Inteligência Artificial. O levantamento apontou que 40% dos caminhoneiros afirmam sentir sono, independentemente do tempo de trabalho, em função de distúrbios do sono ou problemas psicológicos.

O estudo também destacou que 30% dos motoristas monitorados possuem complicações de saúde que contribuem para a fadiga, incluindo problemas de sono, pressão alta, diabetes, obesidade e problemas psicológicos – como depressão e ansiedade. A pesquisa ainda identificou como os mais propensos a causar fadiga nos condutores de caminhão, os intervalos de horários das 5h às 7h e das 11h às 14h.

Durante a pandemia do COVID-19, ficou mais evidente que é precisamos manter e até desenvolver ações de prevenção, educação viária, monitorar a saúde física e mental e definir medidas que reduzam os riscos para motoristas, em especial, para evitar o sono no volante e atender os requisitos de descanso e jornada de trabalho, principalmente, nos profissionais que atuam como autônomos, em transportadoras ou cooperativas de transporte rodoviário.

Mas, como evitar o sono durante longas viagens?

Uma boa noite de sono antes da viagem faz com que a probabilidade de acidente diminua muito. Devido ao fato de que o cansaço do motorista interfere diretamente em seus reflexos e noção de força, seu tempo de resposta para desviar de algo ou pisar no freio é reduzido e o pé pesa mais no acelerador. Portanto, antes de pegar a estrada ou de seguir viagem, durma por no mínimo 8 horas e no caso de ter que dormir na estrada, pare em locais seguros, como em postos de gasolina, em pedágios ou próximo a cidades.

Não desafie seus limites físicos, portanto, não escolha os horários que você sente sono para a viagem. Porém, é recomendável que não se viaje após ao meio-dia e ao fim da noite, horários mais comuns do corpo relaxar o sono chegar. Dê prioridade para viajar pela manhã, se possível durma cedo na noite anterior e saia um pouco antes do sol nascer, para passar o dia na estrada, se for necessário conduzir a noite, redobre a atenção e se sentir sono pare.

É muito comum que os caminhoneiros tenham de enfrentar grandes distâncias na estrada com um curto prazo de entrega para a carga, o que os acaba levando a tentar conduzir por longos períodos de tempo, porém isso é um erro. Planeje a viagem de acordo com o tempo de entrega da carga e com as paradas, se você tem 10 horas de viagem por exemplo, reserve alguns minutos de cochilo após 4 horas de corrida. Faça também pequenas paradas para alongar e beber água.

Alguns remédios podem afetar o corpo neste quesito, então, ao ingerir qualquer um antes de dirigir, leia a bula e veja se há contra indicação em conduzir máquinas pesadas. O mesmo é válido para produtos naturais que causam sonolência, como o maracujá e em situações mais atípicas, a camomila ou outras substâncias que estimulam ou prejudicam as atividades do cérebro como, por exemplo, rapé, estimulantes naturais (catuaba, guaraná, ginseng etc), rebite ou bolinha, maconha (cannabis sativa) e outros entorpecentes.

Aplicativos que auxiliam os motoristas

Com tanta dificuldade para evitar o hábito de dirigir com sono, são sempre bem-vindas tecnologias que possam de alguma forma reduzir essa prática. O Drive Awake é um app para quem conduz um caminhão durante a noite. Sua principal função é ajudar o caminhoneiro a se manter acordado ao longo do percurso. Para usá-lo, o motorista deve posicionar o smartphone de forma que seu rosto possa ser visto pela câmera frontal.

Com o celular bem posicionado, o aplicativo faz um rastreamento facial e, ao detectar qualquer sinal de sonolência, soa um alarme para despertar o trabalhador, evitando a ocorrência de acidentes. Além do app, aquele bom e velho despertador também pode ajudar. Procure colocar o aparelho para tocar de tempos em tempos (você mesmo pode avaliar) para lembrar de manter desperto.

No entanto, lembre-se de que, apesar da ajuda do aplicativo ou do despertador, é fundamental respeitar a carga horária máxima determinada por lei, fazendo as paradas necessárias para descanso. Afinal, a sua segurança e a das demais pessoas que trafegam nas rodovias depende disso!

Direto da Redação Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.