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Higer Bus estreia seu primeiro ônibus elétrico com a ZF como fornecedora

Higer Bus estreia seu primeiro ônibus elétrico com a ZF como fornecedora

O Azure A12BR terá capacidade para 70 passageiros e autonomia de 270 quilômetros

 

A Higer Bus, fabricante chinesa de ônibus elétricos, e a sua representante no Brasil, a TEVX, firmou uma parceria com a SPTrans, empresa que gerencia os transportes da cidade de São Paulo, para apresentar o modelo de ônibus elétrico Azure A12BR, que vai ser testado junto com as empresas Transwolff, que atende à zona Sul; Sambaíba, na zona Norte; e Metrópole Paulista, na zona Leste. O Modelo 100% elétrico deverá começar a circular pelas ruas da capital paulistana ainda no primeiro semestre de 2022.

O novo ônibus Azure A12BR (tipo básico da SPTrans), é equipado com eixos dianteiro e traseiro, além de suspensão pneumática e soluções de segurança ativa avançadas da ZF, fornecedora da Higer Bus, nova player do mercado brasileiro de ônibus. O novo modelo, que já havia surpreendido na primeira apresentação no Brasil, feita ainda em novembro de 2021, terá capacidade para 70 passageiros, autonomia de 270 quilômetros e o melhor de tudo: não polui o ar.

O ônibus é do tipo monobloco, que não necessita de encarroçamento. Essa tecnologia é a mais indicada por especialistas da área de transportes, porque o ônibus elétrico é muito sensível a peso e volume. A Higer têm chassis, mas as carrocerias brasileiras são muito pesadas, o que deixa de uma a uma tonelada e meia a mais.

Deve ser mantido este modelo quando as importações começarem para o Brasil. Apesar de ser feito na China, as empresas afirmam que o ônibus foi todo preparado para o mercado nacional, por isso a sigla BR na nomenclatura, inclusive sendo firmadas parcerias com fabricantes que estão instaladas no Brasil.

O primeiro ônibus elétrico da Higer Bus no Brasil vai ser importado no sistema PKD, ou seja, toda a estrutura do ônibus será trazida sem os componentes, que serão instalados no Brasil. Por isso, que será possível o uso de peças nacionais, sendo a Higer responsável, além da carroceria e chassis, pela bateria e por toda a “inteligência” do sistema.
A principal função da Higer será desenvolver as tecnologias para a gestão dos controladores e inversores de energia, além das baterias. Configurado para as normas de segurança e acessibilidade do Brasil, como a NBR 15570, a grande maioria dos componentes do Azure é de fabricantes que têm estrutura no país; por exemplo, os eixos são da ZF, os motores são da Dana, o ar-condicionado é da Valeo, a direção hidráulica é da Bosch, a parte de suspensão da TRW, freios da WABCO entre outros. Com isso, a gente quer dar tranquilidade ao operador que ele vai ter pós-venda e peças de reposição.

O ônibus Azure A12BR vem equipado com eixos dianteiro e traseiro RL 82 A da ZF, além de suspensão pneumática e soluções de segurança ativa como os sistemas de freios. Essas tecnologias da ZF permitem melhor manobrabilidade e um comportamento de direção ideal. Com o arranjo cinemático otimizado das hastes longitudinais e das hastes em V, o sistema de eixo dianteiro RL 82 trás o controle mais preciso para a direção.

O eixo traseiro AV 133 da ZF tem como principal vantagem a altura do piso de apenas 405 mm. Com isso, a possibilidade de embarque e desembarque se tornam mais rápidos, uma vez que sua concepção permite um design sem degraus, favorecendo o conforto dos passageiros. Além disso, suas características técnicas permitem que as corridas sejam mais silenciosas.  Com o embarque e desembarque mais rápidos de passageiros e consequentemente com tempos de paradas mais curtos, o ônibus Azure A12BR suporta velocidades médias mais altas, significando que mais passageiros podem ser transportados a cada dia.

Completam a linha de fornecimento da ZF para o ônibus 100% elétrico Azure A12BR, a suspensão pneumática e o sistema de freios, que deixam o modelo mais seguro, eficiente e confortável: "Fornecendo produtos de excelência qualidade e com o que tem de mais avançado em tecnologia, a ZF está contribuindo para que a Higer Bus opere de forma eficiente e segura com o transporte de passageiros no Brasil", diz Silvio Furtado, Líder de Negócios da Divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF América do Sul.

Os sistemas de freios fornecem a base para a segurança ativa avançada do novo modelo. As soluções em segurança ativa abrangem desde a aplicação de ABS puro até um pacote premium, com EBS (Eletric Brake System) – Sistema de Freios Elétrico, que calculam a intensidade da frenagem que o motorista aplicará e qual a pressão ideal de frenagem.
Ainda em janeiro de 2022, será lançado um Azure para fretamento, com a mesma autonomia do ônibus urbano, e mais tarde, ainda no primeiro semestre, devem desembarcar no País as primeiras vans elétricas de carga e de passageiros. A etapa final será a nacionalização da oferta de peças, dentro de dois anos, para completar os planos de estabelecer em território brasileiro uma unidade de produção local.

Higer Bus

A Higer Bus é uma das principais fabricantes de ônibus elétricos do mundo e chega ao mercado brasileiro pelas mãos da TEVX Motors Group, empresa especializada em oferecer soluções de transporte limpo, criada para importar os ônibus e prestar serviços de pós-venda e de peças de reposição.

A empresa destaca que firmou uma parceria com a ENEL e a ENGIE que engloba não só a aquisição do ônibus, mas também o fornecimento de energia elétrica, manutenção, peças de reposição, os carregadores e troca de bateria no oitavo ano, com o descarte sendo de responsabilidade da Higer.

ZF garante amplo portfólio para eletrificação

A ZF desenvolve um amplo portfólio para eletrificação de veículos com soluções específicas para ônibus como a CeTrax, sistema de tração central elétrico que iniciou sua produção em série no segundo semestre de 2020 na Alemanha, e o eixo portal elétrico AxTrax AVE para ônibus urbanos de piso baixo. Ambas as tecnologias foram premiadas internacionalmente nas categorias de Inovação e Proteção Ambiental. O eixo de portal elétrico AxTrax AVE - com tração no cubo da roda integrada é a solução para ônibus elétricos, ônibus híbridos e trólebus. Ele permite a condução individual de ônibus, bem como ônibus articulados totalmente elétricos e com emissões zero.

Direto da Redação Planeta Caminhão

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