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Kenworth C510 australiano ganha motor V12 de 27 litros e potência de 1000 cavalos

Kenworth C510 australiano ganha motor V12 de 27 litros e potência de 1000 cavalos

Modelo foi reformado por mineradora que buscava mais força e robustez do veículo

Os caminhões e máquinas pesados que atuam na mineração são muito exigidos, e para fazer esse trabalho, atuam em condições severas transportando cargas com elevado peso. Original de fábrica, o Kenworth C510 é um caminhão gigante e famoso por ter um dos motores considerados mais potentes. É um modelo que ainda está na ativa, sendo utilizado para atividades profissionais de carga. E o brutal caminhão da Kenworth foi especialmente adaptado para os desafios dos terrenos e da mineração na Oceania.

Ele foi criado na Austrália , originalmente é utilizado com motor Cummins 600 LTA, de 19 litros e 600 cavalos de potência, com caixa de transmissão EATON Fuller RTLO-22918B de 18 velocidades, em versões 6×4 e 8×4. Esse modelo de caminhão é exclusivo para o continente, exclusivo para a Oceania, voltado para operações de transporte com os famosos roadtrains (ou rodotrens).

Uma empresa australiana comprou um desses modelos para uso no transporte de mineração há quase 20 anos. Porém, foi encomendado especialmente com chassi 10×6, com cinco eixos, podendo transportar cargas com até 200 toneladas de PBT. O brutão trabalhou pesado por muitos anos até ser colocado à venda e adquirido por outra empresa, dessa vez a Slingshot Haulage, importante empresa de transporte rodoviário autraliano.

Mesmo sendo originalmente grande e potente, o caminhão apresentava os sinais de desgaste por tantos anos de trabalho pesado, e coube à empresa Kuchel Contractors renovar totalmente o caminhão. Além de dar um belo upgrade no visual, o caminhão também recebeu um novo motor.

O velho Cummins deu lugar a um motor Caterpillar C27 3412, um V12 de 27 litros de cilindrada, que entrega 1.000 cavalos de potência, com impressionantes 4.798 Nm de torque. Trata-se de um motor com excelente robustez e durabilidade, valendo lembrar que o caminhão conta com gigantescas grades que permitem a refrigeração do sistema.
Além dessas novidades, o interior da cabine foi personalizado, passando a contar com mais conforto para o motorista, com forno, TV, chuveiro e até sanitário. A cama é posicionada na lateral da cabine, e pode ser convertida rapidamente em uma mesa. O caminhão será usado pela empresa Slingshot Haulage no transporte de equipamentos pesados de mineração, como caminhões fora de estrada, escavadeiras e outros.

A empresa americana Kenworth é uma fabricante de caminhões de Kirkland, Washington, Estados Unidos, um subúrbio de Seattle. Ela é uma subsidiária da PACCAR Inc que também detém as marcas Peterbilt, DAF Trucks, Dynacraft, Leyland e PACCAR Engines, e é uma antiga fabricante de ônibus urbanos e escolares.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

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