Destaque

Fórmula Truck: Tradicional corrida de caminhões promete surpresas para 2021

Fórmula Truck: Tradicional corrida de caminhões promete surpresas para 2021

A corrida mais querida pelos fãs de caminhões está volta. O ano de 2021, entre outras coisas, foi marcado pelo retorno da Fórmula Truck, uma das primeiras corridas com caminhões no Brasil.

Entre os anos 1987 a 2017, A Fórmula Truck era a corrida de caminhões mais tradicional e conhecida do país. Desde sua criação até a mudança para a atual Copa Truck, a competição passou por reformulações, mudanças de equipes, de pilotos, de organizadores, mas não mudou em nada o amor e a onda de encanto que desperta por onde passa.

A Fórmula Truck sempre foi muito mais que uma corrida de brutões. Ela é um show, um evento que movimentava milhares de pessoas, que iam até os autódromos do Brasil não só para ver os caminhões correndo, mas para curtir as apresentações de manobras, zerinho, entre outros.

Chamada de "corrida raiz", a nova Fórmula Truck está se tornando realidade graças aos esforços de Gilberto Hidalgo, presidente da competição que está entre os primeiros pilotos da corrida desde a criação. Organizada pela GT Truck, a competição volta com novidades entre os pilotos e caminhões. E esse renascimento vem em um momento especial: o retorno dos públicos ao autódromo.

Uma curiosidade sobre o retorno da competição são as equipes participantes. A maioria dos pilotos não são profissionais, mas sim, amantes de caminhão, ou que trabalham na área de logística, transporte etc. Eles alimentam o sonho de acelerar o caminhão na pista, de sentir a adrenalina da velocidade de um brutão.

Fórmula Truck em 2021

O retorno da competição era aguardado pelos amantes dos brutões. A adrenalina de acelerar um caminhão em uma pista, o sonho de competir em uma corrida e a paixão pelas máquinas foram alguns dos motivos para a volta da competição. E não há nada que tenha mais a essência da corrida do que a paixão pelos caminhões e Gilberto - que está na Fórmula desde seu início, sabe aproveitar muito bem isso: “Tô fazendo uma coisa que as pessoas acreditam”, diz.

O ano começou esquentando os motores no primeiro treino em Curitiba, com 14 pilotos. Dentre esses, 7 eram novos - nunca haviam pilotado um caminhão de corrida. Este treino serviu para fazer ajustes nas máquinas, e adaptações dos pilotos. Dos caminhões presentes no treino, 3 quebraram e 11 caminhões terminaram o treino. O segundo super treino foi em Cascavel, com 5 dias de treinos livres e abertos ao público. Dos 32 caminhões inscritos na Fórmula Truck, 21 caminhões participaram do treino

Para Gilberto, a essência da Fórmula Truck sempre foi a paixão pelos caminhões e a vontade de realizar sonhos. Por isso, ele garante que embora o espírito seja o mesmo, a corrida é outra: “É tudo novo. Pilotos e equipes. A Fórmula Truck, volta com o objetivo de reunir em suas pistas caminhoneiros, empresários do ramo, mecânicos e empresas ligadas a caminhões. Um exemplo disso é que dos 25 pilotos inscritos, 20 tiraram carta para piloto esse ano”, destaca.
Para marcar o retorno, a 1° Etapa da Fórmula Truck 2021 aconteceu em julho, Interlagos, juntamente com uma etapa da Copa Truck, competição criada em 2017, vinda da Fórmula Truck. Joãozinho Santa Helena liderou de ponta a ponta e garantiu a primeira posição. Em segundo lugar, ficou Marcio Rampom e na terceira posição, Geraldo, do caminhão 121.

A 2° Etapa está prevista para acontecer ainda em 2021. Está programada uma prova com 2 baterias e 25 caminhões participantes. A cidade ainda não foi confirmada, mas em breve teremos novas informações.

Último Treino: Autódromo de Cascavel

Em novembro, as equipes estiveram reunidas em Cascavel para mais um treino. A expectativa da cidade de receber os brutões da Truck mexeu com a cidade. A organização tinha autonomia para receber 1.500 pessoas. Seriam vendidos 1000 ingressos (já que somente equipes, pilotos e organização são aproximadamente, 500 pessoas) e o valor seria revertido para o fundo social da cidade. O interesse foi tão grande, que ao invés de vender ingressos, a organização decidiu recolher alimentos - ao final havia conseguido cerca de 3 toneladas.

Esteve presente no Autódromo de Cascavel, cerca de 3 mil pessoas, que de acordo com Gilberto Hidalgo, é um recorde de público para assistir a um treino. Quem esteve presente teve a oportunidade de conhecer os boxes, ver de perto os caminhões, tirar foto com os pilotos e com os veículos. Uma experiência incrível e que com certeza vai despertar a curiosidade em muitas outras pessoas.

Neste treino, alguns pilotos foram destaque. Entre eles, Ramiris Fontanella, empresário que ama as pistas e esteve muito bem nos treinos, até bater feio em uma das curvas. Mesmo com a batida, Fontanella esteve entre os melhores tempos. Além do Ramiris, entre os destaques também está Agostini, que nunca tinha andado em autódromo, nem pilotado caminhão e mesmo assim, fez o melhor treino e melhor volta.

Mais um piloto que representa bem a essência da Fórmula Truck e se destacou nos treinos foi o Moisés Fubá, que tinha o sonho de ser da Fórmula Truck: “O caminhão dele estava impossível de correr quando chegou a Cascavel. Mas ele teve muita força de vontade e por ter esse sonho de estar na Fórmula Truck, trabalhou duro no caminhão e conseguiu correr.

Fórmula Truck 2021 - Visão para 2022

As expectativas para o ano de 2022 são as melhores possíveis. Gilberto deixa claro que quer elevar ainda mais a competição: “Em 2022 a Fórmula Truck vai voltar a ser mais que uma corrida, vai voltar a ser um show”, conta. A ideia do organizador é trazer o público de volta aos autódromos e reunir amantes da velocidade, amantes de caminhões e claro, todos que gostam de uma boa confraternização.

A competição quer despertar o interesse das pessoas dos locais por onde passar e dar a oportunidade de vivenciar experiências únicas. Entre os planos para o próximo ano, está a realização dos tradicionais shows de caminhões antes da corrida. E o mais legal é que o público vai poder participar do show. Todos os caminhões terão dois bancos para que o público também participe.

Outras mudanças também estão previstas. Assim como aconteceu no treino em Cascavel, os boxes serão abertos ao público. Serão criadas interações para a escolha dos participantes. Os Ingressos serão acessíveis, vendidos a preço popular e será permitido fazer acampamentos nos locais

Você pode ficar por dentro de tudo sobre a Fórmula Truck no site do Planeta Caminhão. Em breve teremos informações de cada piloto, equipes e mais novidades da competição.

 

 

 

 

 

 

 

.

 

Direto da Redação do Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.