A Mercedes-Benz do Brasil e os parceiros do projeto “#UnindoForças”, que utilizam Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação para levar atendimento médico e assistência a comunidades carentes de localidades distantes de várias regiões do Brasil, alcançaram uma marca notável. Nos primeiros seis meses desta ação, mais de 110.000 pessoas foram atendidas e mais de 250.000 procedimentos médicos foram realizados nas oito carretas que rodam pelo País, puxadas por caminhões da marca, como o Novo Actros.
O projeto “#UnindoForças” também, em quatro meses, ajudou a vacinar mais de 55.000 pessoas nos dois ônibus da Mercedes-Benz cedidos à Cruz Vermelha Brasileira para campanhas de combate à COVID-19.
“O projeto de Unidades Móveis de Saúde, que até aqui já acumulou 25.000 km percorridos, passando por 50 cidades, entrega carretas preparadas para várias áreas médicas, o que também acontece com os ônibus de vacinação”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aproximamos, assim, pessoas com o objetivo de levar tratamento, serviços básicos de saúde e vacinas a quem não tem assistência médica ou tem acesso limitado, ajudando a melhorar e salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”.
De acordo com o executivo, o êxito e a continuidade do projeto mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade. “Nossa Empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, afirma Roberto Leoncini.
Atendimento a caminhoneiros
Após cerca de 90 dias em Itabira (MG), a Unidade Móvel de Saúde que é operada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e que tem apoio da Vale, estaciona junto à Portaria de Recebimentos da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). No local, será oferecido atendimento aos caminhoneiros e caminhoneiras que entregam materiais, bem como às cristais, como são conhecidas as esposas dos caminhoneiros, com o apoio do Movimento “A Voz Delas”, da Mercedes-Benz Caminhões. Equipes do Einstein darão foco a consultas e exames que buscam promover a saúde dos profissionais do volante, visando especialmente a redução de riscos cardiovasculares.
“Em Itabira, foram atendidos mais de 1.800 pacientes do SUS em três meses”, destaca Roberto Leoncini. “Assim como ficamos muito satisfeitos em levar serviços de saúde gratuitos a moradores daquela microrregião de Minas Gerais, temos prazer agora de promover a saúde dos caminhoneiros que nos atendem em São Bernardo do Campo, como fazemos em outras iniciativas pelas estradas do Brasil, como o atual Circuito Nacional de Test Drive & Saúde, em parceria com a Revista Caminhoneiro”.
O presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Dr. Sidney Klajner, acompanha o desenvolvimento do programa desde a sua primeira etapa em Itabira, e lembra que a formação dessa rede colaborativa pode não apenas provocar a conscientização como também reunir um levantamento importante, que mostrará como está a saúde da população assistida no programa. “Esse projeto nos ajuda a medir, melhorar e promover acesso à saúde”, explica ele.
Alinhamento à estratégia ESG da Mercedes-Benz do Brasil
O projeto #UnindoForças é uma iniciativa idealizada e gerenciada pela Mercedes-Benz do Brasil, com envolvimento de vários parceiros e com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação. No total, serão oito carretas e dois ônibus percorrendo o País, atendendo em diversas especialidades e ajudando também em ações contra a COVID-19.
“Nossa responsabilidade com os princípios do ESG, voltados ao Meio Ambiente, à Sociedade e à boa Governança, sempre nos guiou ao longo dos 65 anos da Empresa no Brasil. E, agora, isso vai além de nosso core business de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços”, ressalta Roberto Leoncini. “Dessa forma, a Mercedes-Benz reforça o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.
Direto da Redação do Planeta Caminhão
Comentarios