Destaque

Motoristas profissionais precisam ficar atentos aos prazos para realizar o exame toxicológico

Motoristas profissionais precisam ficar atentos aos prazos para realizar o exame toxicológico

Os motoristas profissionais que tem carteira nacional de habilitação nas categorias C, D ou E precisam ficar atentos aos prazos para a realização do exame toxicológico. Os condutores de veículos como caminhões, ônibus e vans estão sujeitos a multa e cassação do direito de dirigir por até três meses.

Em abril deste ano, o Conselho Nacional do Trânsito divulgou uma tabela com os prazos para a realização dos exames, de acordo com a data de vencimento da CNH. E a partir de 1º de julho, as autoridades de trânsito começaram a fiscalizar se os motoristas estavam em dia com a obrigação, também de acordo com o calendário.

PRAZOS

Todos os motoristas que têm CNH com data de vencimento entre março deste ano e junho de 2023, por exemplo, já estão sujeito a multas. Aqueles cuja CNH vence entre julho e dezembro de 2023, tem até 30 de novembro para realizar o exame, que vai começar a ser cobrado pelas autoridades de trânsito a partir de 1º de dezembro.

Já os que tem carteira com vencimento entre janeiro e abril de 2024 devem fazer o exame até 31 de dezembro deste ano. Para estes, a fiscalização começa no dia 1º de janeiro de 2022.

NÚMERO ALTO

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Toxicologia – ABTox, cerca de 989 mil condutores precisam fazer o exame até o fim de novembro. Estes quase 1 milhão de motoristas se enquadram no grupo que tem até o fim do mês para regularizar a situação, de acordo com o calendário do CONTRAN. Motoristas de vans, caminhões e ônibus devem consultar o calendário oficial nas redes da ABTox ou (www.abtox.org.br) e comparecer a um posto de coleta de um laboratório credenciado pela SENATRAN.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.