Destaque

5 dicas essenciais para a saúde do caminhoneiro nas estradas

5 dicas essenciais para a saúde do caminhoneiro nas estradas

Manter a boa saúde do caminhão, como fazer a revisão, rodizio dos pneus e entre outras práticas, são essenciais para uma boa viagem nas estradas. Assim como o seu bruto precisa de manutenção constante, não dá para deixar os cuidados com o principal “motor” da estrada, o caminhoneiro, em segundo plano.

Mas esse profissional está cada vez mais conectado e preocupado com a saúde. Uma pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) sobre o perfil dos caminhoneiros apontou que 87,7% usam a internet, e 42,6% procuram profissionais de saúde para prevenção.

A rotina desse profissional que muitas das vezes envolve má alimentação, sono desregulado e longos períodos na mesma posição, pode acarretar uma série de problemas de saúde no futuro. Mas a boa notícia é que muitos desses problemas podem ser evitados com simples cuidados. Confere as dicas:

1) Não exagere no tempo de jornada

A regra é simples. Quanto mais viagens, mais dinheiro no bolso. Mas cuidado para não exagerar na dose. Jornadas em excesso têm sido um fator de risco para a saúde dos caminhoneiros. Além disso, após 8 horas de direção ininterruptas, as chances de ocorrer um acidente praticamente dobram.

2) Paradas ajudam na circulação

Dirigir por muitas horas sem parar afeta a circulação. E há riscos de trombose venosa nos membros inferiores. Para evitar esse tipo de problema faça paradas a cada 1h30. E tente caminhar um pouco em volta do caminhão. Ou pelo local de parada. Essa atitude ajuda, portanto, a manter o cérebro mais descansado. E, desta forma, contribui para o reflexo ao dirigir.

3) Evite alimentos muito gordurosos

Os alimentos muitos gordurosos contribuem para o desenvolvimento de cardiopatias, diabetes, hipertensão e outras doenças. Além disso, esse tipo de comida exige muito esforço para a digestão. E isso, portanto, resulta em cansaço, prejudicando o reflexo na hora de dirigir.

4) Durma direito!

Tenha pelo menos oito horas de sono. Dormir direito possibilita que o cérebro processe informações de forma mais eficiente. E isso, portanto, o mantém seguro e saudável. E nem é preciso alertar que a falta de sono é responsável por grande parte dos acidentes. Quando um motorista está sonolento é como se estivesse sob efeito de álcool ou drogas. De acordo com o médico da ABRAMET, o período de sono deve se programado antes da viagem. Ou seja, a tendência de muitos motoristas é sair cedo para pegar a estrada logo. No entanto, só encare o volante quando estiver sem sono. Muitos acidentes ocorrem, portanto, por causa da privação do sono.

5) Reduza o stress programando melhor a viagem

Conhecer o caminho que percorrerá antes de iniciar a jornada não ajuda apenas a ter mais eficiência. Essa medida é também importante para se precaver de situações que podem colocar a saúde do caminhoneiro em risco. Ou seja, evita o envolvimento em acidentes por causa de pistas em condições precárias. Ou até mesmo trechos de chuvas e tempestades que podem reduzir a segurança. Informe-se, por fim, sobre essas condições com a Polícia Rodoviária Federal ou até mesmo em postos de parada.

Direto da Redação do Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.