Destaque

Por que existem três datas para o dia do caminhoneiro?

Por que existem três datas para o dia do caminhoneiro?

Muitas pessoas perguntam por que existem três datas para o dia do caminhoneiro? Qual é a data oficial? Mas por que temos três datas?

Por não haver uma data especifica, é comum que haja muitas dúvidas quanto ao dia certo, mas a resposta é simples: todos estão corretos. As três datas foram criadas de formas diferentes e todas homenageiam a mesma classe profissional.

                                                                               . 

30 de junho

Em 1986, o governador do Estado de São Paulo, Franco Motoro assinou uma lei e instituiu o dia 30 de junho como o Dia do Caminhoneiro. A data é regional mas, mesmo assim, é comemorada. Foi oficializada através da lei nº 5.487, de 30 de dezembro de 1986.

25 de julho

A data de 25 de julho é a mais popular e reconhecida pelos próprios caminhoneiros, pois é o dia de seu santo padroeiro, São Cristóvão. Nesta data costuma haver missas, procissões, festas e carreatas com a bênção dos veículos.

Considerado um mártir cristão, São Cristóvão teria sido morto durante o reinado de Décio, imperador romano do século III. A lenda mais conhecida sobre São Cristóvão conta que ele era filho de um rei pagão e se chamava Reprobus.

Um dia Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, como se o mundo inteiro estivesse sobre seus ombros. Após a travessia, a criança revelou ser Jesus Cristo. Por isso o santo recebeu o nome Cristóvão, que significa "aquele que carrega Cristo".

16 de setembro

O dia 16 de setembro foi definido como Dia Nacional do Caminhoneiro através da Lei 11.927/2009 promulgada pelo Vice-Presidente da época José Alencar Gomes da Silva.

Então caminhoneiro, parabéns pelo seu dia!!

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.