Destaque

Marcopolo será responsável por fabricação de trens que farão transporte para o Aeroporto de Guarulhos

Marcopolo será responsável por fabricação de trens que farão transporte para o Aeroporto de Guarulhos

A Marcopolo, empresa que tem como carro chefe a fabricação de ônibus, será responsável pelos novos trens do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O projeto foi batizado de ‘People Mover’ e foi iniciado pelo fato da atual estação da linha 13-Jade da CPTM ser alvo de diversas críticas desde a sua inauguração. 

A empresa está no consórcio AEROGRU, vencedor da disputa para construir a ligação complementar entre a estação ferroviária da CPTM e os terminais do aeroporto. 

A divisão ferroviária da fabricante será a responsável pela produção dos trens, que terão itens como: ar-condicionado, som ambiente, Wi-fi e painéis com informações do aeroporto. 

Projeto dos novos trens que farão ligação ao Aeroporto de Guarulhos 

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou o aditivo para a construção de um sistema para ligar o modal ferroviário aos terminais do aeroporto de forma mais efetiva do que os atuais ônibus que fazem a ligação da estação da CPTM, que fica até 3km do terminal mais distante. 

O projeto prevê uma pequena linha com 4 estações: uma de integração com a CPTM e uma em cada terminal. Serão utilizados 3 veículos, com capacidade para transportar até 200 pessoas, cada um. Sendo assim, o tempo para chegar aos terminais pode cair de 20 minutos para apenas 6, isso sendo pensado no deslocamento da estação da CPTM até o terminal 3, o mais distante. 

As obras estão previstas para começar em janeiro de 2022 e devem terminar em 2024. 

Vinicius Zalis - Jornalista Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.