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Planeta Caminhão conta um pouco sobre a história da Rucker

Única empresa latino-americana especializada na fabricação de equipamentos de apoio e movimentação de carga e bagagens em aeroportos, a Rucker foi fundada em 1971, com o nome Garsite do Brasil – Equipamentos e Serviços Técnicos Ltda. Controlada pela Garsite norte-americana e com os restantes 60% do capital distribuídos por investidores brasileiros, a empresa iniciou sua trajetória no país fabricando equipamentos para abastecimento de aeronaves. Dois anos depois foi adquirida pela joint-venture resultante da associação da também norte-americana Rucker com uma firma japonesa, diversificando a linha com produtos hidráulicos e equipamentos para operação aeroportuária. No final da década de 80, sócios brasileiros assumiram o total controle da companhia e mudaram a razão social para Rucker Equipamentos Industriais Ltda. A firma tem suas instalações em Carapicuíba (SP).

Em 1983, a Rucker lançou seu primeiro rebocador industrial, o TM-1750. Sua capacidade de tração é de até 58 t e opção de motor diesel, a gasolina, GLP ou álcool. Em 1989, a empresa tentou ampliar a sua entrada no segmento de movimentação industrial, trazendo ao mercado a transpaleteira PC-2500. A máquina tinha sistemas de propulsão e elevação hidráulicos e direção hidrostática, conjunto operado por um motor Volkswagen 1600 refrigerado a ar. O equipamento, contudo, foi produzido por pouco tempo, pois a empresa optou por focar no atendimento a aeroportos (e futuramente a portos), setores onde se aplicavam rebocadores industriais, mas raramente transpaletes.

Muitos outros modelos foram lançados a partir da década de 90: TH 500 e 500 CA (cabine avançada), com motor VW AP 1.6 e transmissão hidrostática, para 5 t; TM-1750, na versão aeronáutica, com motor Chevrolet de quatro cilindros, 2,5 l e 81 cv, para 27 t; TEX-15, elétrico para 20 t, sob licença da francesa Tracma; TH-600, para 10 t, com motor VW AP 2.0 a GLP, rodas traseiras acionadas por dois motores hidráulicos, direção hidrostática e opção de freios a disco na dianteira; e TH-1350, com a mesma mecânica, para 20 t. No final da década de 2000 foi lançado o modelo TH-2400, para 40 t. Os três últimos são os modelos hoje em produção.

Rucker TH600
Rucker TA4206

Também diversificada é sua linha de rebocadores de aeronaves, capazes de tracionar aparelhos de 27 a 600 toneladas. São eles, os principais modelos produzidos desde os anos 90: TA-4205, para 120 t, com motor MWM de 100 cv e transmissão semi-automática; sua versão com cabine avançada TA-4206; RY-4210 (evoluindo para o atual TA-4210), com motor Cummins de 175 cv, conversor de torque e direção hidrostática; TA-4418, para 350 t, equipado com MWM de 180 cv, transmissão semi-automática, direção hidrostática e freios a disco; e TA-4433, para 600 t, com motor Scania turbo de 270 cv, transmissão semi-automática e quatro rodas direcionais. Já do novo século é o modelo TA-4422, 4×4 para 254 t. Este, ao lado do TA-4206 e 4433, são os modelos em catálogo em 2015. Os equipamentos atingem, em média, 90% de nacionalização em peso e 80% em valor (transmissões automáticas e diferenciais com redução são importados da França e Alemanha).

Rucker TA-4433

Dentre os lançamentos mais recentes da Rucker, já realizados no novo século, estão o caminhão-trator para operações ro-ro em terminais portuários, o trator de bagagens CT25-KM, para 40 t, e o veículo para transporte de passageiros incapacitados em aeroportos VPI 5.8. Este, impulsionado por um motor MWM de 4,3 l e 145 cv com caixa semi-automática, compreende uma carroceria (revestida interna e externamente com placas de fibra de vidro) montada sobre um sistema pantográfico de acionamento hidráulico, com capacidade para uma maca, duas ou três cadeiras de rodas e banco para acompanhantes.

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REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.

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