Principal

A caminhada da Mercedes-Benz nas estradas Brasileiras

Em 1956, a Mercedes-Benz apresentava o seu primeiro caminhão fabricado no Brasil, o L 312, que era conhecido como “Torpedo”. No mesmo ano, a montadora alemã apresentou o conceito de veículo de carga com motor a diesel. Além disso, ela foi a primeira a montadora apresentar o motor com gerenciamento eletrônico, em 1988, introduzindo tecnologias que permitissem maior eficiência ao trem de força.

Caminhão Mercedes-Benz L312 1957

Hoje a preocupação com um mundo ecologicamente responsável aumentou muito. Mas há uma curiosidade que talvez você não saiba: O L-1111, de 1964, por exemplo, um caminhão que comportava 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km. Em comparação com o mundo moderno, um Novo Actros no 9 eixos com 74 toneladas de PBTC, a emissão é de 3 kg de CO2 por tonelada de carga transportada a cada 100 km. Em conversão direta, hoje a tonelada transportada, ainda que em segmentos diferentes, foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas.

“Investir em projetos de redução de CO2 faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Para nós, apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, diz Roberto Leoncini, Vice-Presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Evolução na segurança

Equipamentos de segurança também tiveram sua significativa evolução. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir o sistema de freios ABS, em 1981. Em 1993, o conhecido-até-hoje freio-motor auxiliar Top Brake foi lançado, e em 1998, a introdução dos freios a disco.

Atualmente, em todas as linhas estão disponíveis o Top Brake, o ABS e são oferecidas tecnologias como ASR (controle eletrônico de tração), EBD EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de Retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.

O moderno Actros, da Mercedes-Benz

O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP. A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.

“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que até já estão presentes no caminhão autônomo do futuro”.

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.