
A campanha 2021 do movimento Maio Amarelo vai trazer a reflexão sobre atitudes que tem falhado no últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.
Assinada pela agência de comunicação DGCom, a mensagem da campanha desse ano traz a empatia como o carro chef da convivência. Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!
Para José Aurélio Ramalho, Diretor Presidente do Observatório, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, conclui Ramalho.
Qual a finalidade do Maio Amarelo?
A campanha do Maio Amarelo tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito e suas vítimas que, quando não são mortas de forma prematura, acabam com sequelas para o resto de suas vidas.
Segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros em 2020, foram atendidos 72.555 ocorrências de acidentes com vítimas no estado de São Paulo – sendo desses, 997 óbitos e cerca de 79 mil vítimas com algum tipo de lesão.
E não para por aí. Cerca de 1,3 milhão de pessoas perdem a vida anualmente nesse tipo de tragédia e 20 e 50 milhões sofreram algum tipo de lesão pelo mundo, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). No Brasil, os acidentes de trânsito ocupam a terceira posição no ranking de causas de morte.
Além dos prejuízos psicológicos as famílias, sua situação econômica é afetada e a do estado também. Em média, os custos de um acidente, no geral, consomem até 3% do PIB de um país.
Nas estradas, as principais causas de acidentes vêm de origem de falha humana. A falta de atenção (ainda mais hoje por termos smartphones) consumo de bebidas alcoólicas, uso de drogas ilícitas, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e desobediência.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.
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