
Buscando reposicionar a linha de chassi-cabine, a Mercedes-Benz aposta alto Sprinter Truck. O objetivo dessa nova configuração é destacar as qualidades específicas que o veículo possui e ampliar seu mercado.
Vale lembrar que a Sprinter é líder de vendas no segmento de vans de passageiros. Mas com a vinda da pandemia, as coisas se complicaram neste segmento. Sendo assim, para o ritmo de vendas não evaporar, a marca alterou sua estratégia.
Então por que não unir o útil ao agradável? Algumas pessoas já consideram a Sprinter como um caminhão. “Os clientes da Sprinter Chassi já chamavam o produto de caminhão e nós, como marca, para evidenciar ainda mais os aspectos de resistência que sempre estiveram presentes no produto, posicionamos o veículo como Sprinter Truck para mostrar que oferecemos a melhor opção para o transporte de carga entre 3,5 e 5 toneladas”, comenta Jefferson Ferrarez, Presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Segundo Ferrarez, 54,6% das Sprinter vendidas até 2020 eram da versão para passageiros. Os furgões representavam 38,9% dos emplacamentos. E o chassi-cabine, apenas 16,3%. Porém, tudo mudou com a pandemia. Como resultado, em 2021 as versões de carga representaram 61% das vendas da Sprinter. Dessa fatia, 22% são chassi-cabine.

Ainda segundo a Mercedes-Benz, o aumento da demanda por ambulâncias também impactou as vendas. Isso porque esse tipo de veículo usa como base os furgões de carga.
A Mercedes-Benz também readequou os serviços de pós-vendas para a Sprinter. Nesse sentido, vem reforçando a oferta de planos de manutenção e serviços de conectividade.
A empresa iniciou uma parceria com a Sascar e lançou em 2020, o Vans Connect. Que é um serviço conectado de gestão e monitoramento de frota.
Além disso, a marca oferece financiamento com condições especiais para a linha Sprinter. Ou seja, a entrada pode ser paga seis meses após a compra. Além disso, as taxas vão de 0,78% a 1,17% ao mês.
Falando de aspectos técnicos, a Sprinter 2022 não trará mudanças. Ou seja, as versões são 314 Street, com PBT de 3,5 t, 416 CDI, com PBT de 4,1t, e 516 CD, cujo PBT é de 5t.
Além disso, a marca oferece boas soluções. Tanto nas versões para passageiros quanto nas de carga. Como por exemplo, o caso de assistente ativo de frenagem (ABA).
Bem como do controle eletrônico de estabilidade (ESP). Esse sistema é capaz até de neutralizar o impacto de ventos laterais. Há ainda assistente de partida em rampa e direção com assistência elétrica, entre outros recursos.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.
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