Principal

Produção de caminhões no Brasil tem alta de 48% em relação ao começo do ano passado

Mesmo com a pandemia afetando diversos setores da economia, o setor de caminhões teve um destaque positivo. Os números mostram um aumento de 48,4% na produção, comparado com março de 2020. Trazendo números exatos, para a galerinha que curte matemática, 12.472 veículos saíram das linhas de montagem, contra 8.400 do ano anterior.

No acumulado dos meses de janeiro e março, 33.082 unidades foram produzidas, 33,9% mais do que no mesmo período de 2020, que registrou o número de 24.700 unidades.

Comparando os meses de fevereiro 20/21, a produção subiu 5,7%, sendo esse o número de 11.805 unidades.

Dentre as categorias de caminhões, os pesados são os que têm maior volume. Foram produzidos 6.224 unidades só em março, totalizando 15.953 durante o ano.

Os semipesados estão na vice-liderança, tendo 3.488 unidades produzidas no mês passado, totalizando 9.680 no ano.

O levantamento desses dados foi realizado pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A entidade ainda ressalta que os próximos meses serão de muitas dificuldades devido a três pontos de preocupação: “Um desses pontos é a situação alarmante da pandemia no país, que só deve se estabilizar a médio prazo com a aceleração da vacinação. O segundo é o conjunto dos fundamentos econômicos, ameaçado não só pela pandemia, mas também pelo excesso de ruídos políticos. Finalmente, temos alguns gargalos na produção, sobretudo de componentes eletrônicos, um problema global sobre o qual não temos controle e que deve perdurar ao longo do ano”, enumera Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Curtiu a matéria? Conta pra gente qual a sua expectativa para o mercado esse ano. Vai melhorar? Ou tá difícil? Aproveita pra compartilhar pra dar aquela força! Use sempre máscara!

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.