
Entre tantas empresas de caminhões e demais produtos destinados a veículos, existiu no Brasil uma empresa com uma história curta, mas que tinha tudo para entrar no ranking de vendas, a Matra. Continue lendo e conheça mais sobre a história dos Caminhões Matra e também dos chassis de ônibus da Matra. Confira!
Caminhões Matra: O início de tudo

A história dos Caminhões Matra iniciou-se em 1987, na cidade de Florianópolis no estado de Santa com o empresário Paulo Cezar Maciel da Silva, que na época era dono de uma concessionária conhecida como Santa Fé Veículos Ltda.
No mesmo ano de sua fundação, o empresário Paulo lançou no mercado a sua primeira criação, o caminhão Matra M22, sendo este considerado o primeiro marco na história dos Caminhões Matra.
1º Marco histórico da Matra: Caminhão Matra M22

O caminhão Matra M22 foi um caminhão de porte médio e que tinha uma cabine parcialmente avançada composta de fibra de vidro, com um sistema de amortecimento da empresa Frontal. Além disso, o primeiro veículo dos Caminhões Matra utilizava o chassi e os demais órgãos mecânicos do caminhão de porte médio-pesado da Chevrolet D-13000.
Já a motorização era um Perkins turbo de 160 HP. Fora isso, o caminhão Matra M22 possuía rodas raiadas e os freios de trás possuíam um sistema de ventilação fornecido pela empresa Luft System.
Este sistema permitia que o acionamento dos freios traseiros ligasse automaticamente a turbina elétrica que injetava pelas mangueiras um jato de ar sobre os tambores de trás do caminhão. Um sistema, no mínimo, curioso.
Caminhão Matra M22 e suas outras versões

O caminhão de aspecto sólido e compacto Matra M22 foi ainda disponibilizado na época em variantes de dois a três eixos (6x2), com PBT de 13,3 e 21,1 t, respectivamente. Já a montagem do Matra M22 e das demais versões dos Caminhões Matra eram feitas na cidade de Botucatu no estado de São Paulo, que na época era uma área próxima da empresa Frontal.
Caminhões Matra: o nascimento da marca
Foi em 1990 que a concessionária de veículos Santa Fé do empresário Paulo Cezar Maciel da Silva passou a ser conhecida sobre o nome Matra Maquinas de Transportes Ltda. Além da mudança no nome, a empresa saiu da cidade de Florianópolis em SC e passou a apresentar instalações próprias na cidade litorânea Palhoça em SC.
Diante das mudanças de nome e localidade, a empresa Matra lançou no mercado no mesmo ano os seus dois primeiros produtos destinados à ônibus, os chassis, sendo este produto considerado o segundo marco na história da Matra.
2º Marco histórico da Matra: CMO-1615 e 1618

Os dois primeiros chassis de ônibus lançados no mercado pela Matra foram o chassi CMO-1615 e o chassi CMO-1618. Tanto o 1615 quanto o 1618 foram desenvolvidos com uma concepção convencional, ou seja, com chassi modelo escada, motor dianteiro e suspensão através de molas semielípticas. Porém, a parte de motorização os diferenciava.
O primeiro foi desenvolvido com uma motorização MWM de 5,9 I aspirada de 138 cv e o segundo com uma motorização MWM de 5,9 I turbo de 165 cv. Além disso, os chassis possuíam caixa sincronizada de 5 marchas, eixo traseiro com duas velocidades e direção hidráulica.
Caminhões Matra: o fim da marca
O fim da empresa Matra iniciou-se com o encerramento das produções do Matra M22 em 1991, decorrente do insucesso de vendas, com apenas 180 veículos comercializados. Além disso, os chassis ficaram restritos apenas para a comercialização local, o que não contribuiu também com as vendas dos mesmos.
Em meados do ano de 1992 a empresa Matra encerrou as suas atividades.
E então, gostou de saber tudo sobre a história dos Caminhões Matra? Então compartilhe este post, para que assim os seus amigos também conheçam a história da empresa brasileira Matra.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO
Super Motoristas
Comentarios