Principal

Copa Truck realiza testes de equalização em Interlagos

Faltando pouco tempo para a estreia de 2021, a Copa Truck realizou testes técnicos na semana passada no Autódromo de Interlagos com a presença de caminhões de três marcas diferentes: Mercedes-Benz, Iveco e Volkswagen.

Três equipes participaram do treino, que são elas: AM Motorsport, representando a Mercedes-Benz, R9, pela Volkswagen, e Usual Racing, pela Iveco. Wellington Cirino, Paulo Salustiano, Djalma Pivetta e Felipe Giaffone foram os protagonistas desse teste.

As três equipes avaliaram simultaneamente alguns itens importantes, entre eles um novo sensor eletrônico de detecção de fumaça, além de restritores de potência e pressão do turbo. A sessão, que durou todo o dia, contou com a presença de um comissário técnico da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que acompanhou todo o movimento com o objetivo de validar esse sistema para a nova temporada.

"Venho trabalhando intensamente com um caminhão de cada marca no dinamômetro de rolo, fazendo uma série de testes e avaliações, e precisávamos validar esses números na pista - principalmente esse sensor de fumaça, conectado a um datalogger separado do esquema da gestão eletrônica dos caminhões. E ficamos felizes com o resultado", diz Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esportes, organizadora do campeonato.

"Claro, ainda falta evolução, testes de pista, o ajuste fino de tudo isso, mas estamos em um bom caminho para zerar a fumaça. Isso também faz com que a potência caia, a vida útil dos motores aumente e os custos baixem, dando chance a nós, da organização, de fazer uma avaliação geral de performance e do nível de competição de todas as marcas", explica Col.

Os pilotos que participaram do dia de teste também avaliaram os resultados. "Usamos restritores para testar a performance, a válvula de alívio para pressão do turbo e colhemos muitos dados em relação à fumaça. Eu achei muito produtivo, pois as três marcas que testaram hoje não fizeram fumaça, então acho que a categoria acertou ao colocar um sensor nos caminhões", diz Felipe Giaffone.

"É claro que a organização respeita e valoriza a competência e o trabalho de engenharia das equipes e das fábricas e estamos em uma competição de caminhões. Porém, o trabalho da organização tem três objetivos: reduzir substancialmente a fumaça, reduzir custos durante uma temporada e ter um melhor equilíbrio e competição para entregar aos fãs da categoria do Brasil e do mundo com as transmissões pela internet", completa Col.

A etapa de abertura da temporada 2021, que será uma rodada dupla, está marcada para os dias 10 e 11 de abril em Curitiba (PR). Confira o calendário:

Etapa 1 - 11/04 - Curitiba (PR)
Etapa 2 - 23/05 - Goiania (GO)
Etapa 3 - 27/06 - Interlagos (SP)
Etapa 4 - 18/07 - Cascavel (PR) Etapa 5 - 15/08 - Tarumã (RS)
Etapa 6 - 03/10 - Potenza (MG)/Alternativa
Etapa 7 - 05/12 - Curitiba (PR)

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.