
Uma página do transporte rodoviário de cargas foi virada em 2020: o último dos moicanos teve sua produção encerrada. O bicudo Atron 1635 teve a missão de apagar a luz na fabricação de caminhões bicudos em terras tupiniquins. Culpa da legislação? Sim, em grande parte, uma vez que nossa legislação considera o comprimento total do conjunto, incluindo o cavalo-mecânico. Então, cada centímetro a mais no cavalo, é um centímetro a menos no semirreboque. Todo aquele capuz dianteiro era um vilão da produtividade. O vulgo “mercado” passou a perder o interesse no caminhão, com volumes de venda cada vez menores. Até que durou muito, uma vez que o último bicudo era um cavalo-mecânico, o segmento mais sensível.

Há alguns dias, a marca apresentou um site emocional para a despedida do bicudo: https://ocaminhaoquefezhistoria.com.br/. Curiosidades, informações e interações em uma interessante viagem no tempo.
Edição Especial
E para fechar este capítulo da história do transporte Brasileiro, a Mercedes-Benz lançou uma edição de despedida do Atron 1635, no site: https://showroommercedes-benz.com.br/despedidaatron. “O Atron 1635 é o último caminhão bicudo da estrela de três pontas que produzimos e o último representante de uma geração de modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca no País. Conclui-se assim uma trajetória brilhante de uma família de veículos amplamente admirados no transporte de cargas pelas estradas, cidades e campos, identificados como ‘pau para toda obra’ e como um grande parceiro de trabalho de frotistas, autônomos e motoristas”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Com a Edição Especial, oferecemos uma lenda pelo preço de um caminhão”. Ari complementa: “Com o passar do tempo, esse tipo de veículo foi perdendo espaço no mercado brasileiro, sendo substituído pelos modelos com cabina avançada, o cara chata, até que chegou o momento de dizer adeus”, afirma Ari de Carvalho. “Com os bicudos da nossa marca, ajudamos muitas empresas, frotistas e autônomos a iniciarem seus negócios de transporte e a crescerem no mercado, consolidando suas marcas e a qualidade dos seus serviços. Isso nos orgulha muito, daí a iniciativa de lançar uma Série Especial do Atron 1635 para uma despedida em grande estilo”.

Serão 12 unidades, os últimos que saíram da linha de montagem da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, SP, numerados de 01 a 12, com certificado de originalidade para o proprietário. Os caminhões receberam faixas exclusivas, rodas de alumínio, climatizador, geladeira portátil e rádio USB.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO
Super Motoristas
Comentarios