Principal

Foton lança nova geração de caminhões urbanos

A marca apresentou hoje os caminhões da família Aumark S, de 6,5 e 11 toneladas.

A Foton acaba de lançar no país os caminhões Citytruck de 6,5 e 11 toneladas de peso bruto total, enquanto o caminhão 9 toneladas chega em 2021. O trem-de-força dos novos caminhões seguem a receita do casamento entre o motor Cummins e a transmissão ZF.

O Citytruck 6.5-15 vem equipado com o Cummins ISF 2.8 L, com potência de 150 cavalos e torque de 360 Nm, e utiliza a transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive.

Já a versão Citytruck 11-16 utiliza o motor Cummins ISF 3.8 L, com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm, em conjunto com a transmissão ZF 6S 500, sincronizada com Overdrive. As duas versões tem janela para tomada de força.

O Citytruck 9-16, o qual chegará no ano que vem, é equipado com o mesmo trem-de-força do 11-16. A diferença está no entre-eixos menor, de 3,8 metros, e tanque de combustível e pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos de capacidade legal, e 11 mil quilos na capacidade técnica, segundo informações da marca.

Os caminhões usam injeção common rail e tecnologia SCR, a qual utiliza o ARLA-32.

Sobre tanques, os caminhões da família Aumark S utilizam tanques de ar e de combustível em alumínio. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16 comporta 160 litros, enquanto o Citytruck 11-16 comporta 200 litros de diesel.

Os três modelos contam com freio a ar WABCO em ambos os eixos, e contam com freio motor e opções no ajuste de condução. E possuem também sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD no Citytruck 6.5-15, e freio ABS nos 9-16 e 11-16.

As novas cabines possuem sistemas de segurança passiva que atendem normas europeias, para colisões em geral. São duas opções de cabine, ambas com defletores de série, com o objetivo de diminuição do arrasto aerodinâmico, principalmente quando implementadas com baús.

As dimensões internas das cabines da nova geração Aumark S são, no caso do 6,5-15, 1.69 metros de largura interna, enquanto nos Citytrucks 9-16 e 11-16, 1.88 metros. De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880 mm para a versão 6.5 toneladas e de 2.060 mm no caso dos 9 e 11 toneladas. Já a altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central das cabines, a medida é de 1.480 mm.

O volante possui regulagem de altura e profundidade, e no caso do modelo Citytruck 11-16, teclas no volante controlam sistemas do caminhão. Um sistema multimídia MP5 oferece possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento do telefone celular.

O painel dos modelos Aumark S auxilia e alerta o motorista sobre quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada, código de mal funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução.

A garantia dos caminhões é de 3 anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque, valendo o que ocorrer primeiro, com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.

Os caminhões estão disponíveis nas cores branca, azul, vermelha, prata e preta.

Os pesos brutos totais dos caminhões são de 6.660 kgs para o Aumark S Citytruck 6.5-15, 8.850 kgs para o Aumark S Citytruck 9-16 e 11 toneladas para o Aumark S Citytruck 11-16.

REDE DE CONCESSIONÁRIAS

Outro ponto que a marca chinesa trabalhou foi o fortalecimento da rede de concessionárias. Com a saída da Ford Caminhões do Brasil, houve um processo de migração de bandeira. São 26 novas concessionárias na rede.

Segundo a marca, a ideia é que, após alguns grupos se organizarem em relação a questões societárias e de novos negócios, o número atual de 36 revendas possa crescer ainda mais no próximo ano. “Temos ainda a vantagem de poder contar com a experiência e bagagem de dez concessionários que já faziam parte de nossa rede antes da chegada das novas casas”, disse Mendonça de Barros.

“Estamos engajados no mesmo objetivo e confiantes no sucesso da marca, principalmente com a apresentação dos novos produtos, que chegam com os mais elevados conceitos de segurança, desempenho e conforto no segmento de caminhões urbanos”, destaca Ricardo Mendonça de Barros, Diretor de Desenvolvimento da Rede Foton do Brasil.

De acordo com Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton, associação de concessionárias criada para suportar a marca,  “os caminhões Foton possuem total similaridade com os produtos Ford, especialmente no conjunto powertrain formado por motor, câmbio, eixos, além de muitos outros componentes. Com isso, a rede está tranquila com o produto, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos. Estamos confiantes, pois a Foton traz ao Brasil uma família de veículos robustos com um conjunto motriz reconhecido, cabine moderna e excelente desempenho”, prevê.

As concessionárias associadas à Abrafoton possuem o mesmo padrão de trabalho, respeitando o tamanho da área de operação/atuação, parque circulante e volume de vendas. As revendas que migraram para a Foton contam com uma área total sempre acima de 8 mil metros quadrados, com o mínimo de seis boxes e, em alguns casos, dependendo do modelo de operação, acima de 20 boxes.

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.