
A nova empresa, a qual tem 50% de participação do Grupo Daimler, dona da Mercedes-Benz, e 50% do Grupo Volvo, deve começar os testes em 2024 e iniciar a produção em série na segunda metade desta década.
Grupo Daimler e o Grupo Volvo assinaram acordo para a criação de uma joint venture para desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados. O objetivo das duas marcas é tornar a nova empresa uma fabricante líder global de células de combustível.
Nota 1: para você que não está por dentro, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), joint venture é uma "união com risco". Ela, de fato, refere-se a um tipo de associação em que duas entidades se juntam para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca a identidade própria. A expressão se tornou mais conhecida para definir a associação entre duas empresas. Exemplo prático: em 1987, em terras tupiniquins, lembramos de uma clássica joint-venture: a Autolatina, união entre a Volkswagen e a Ford, de onde saíram Santanas e Versailles, Escorts, Apolos e Logus, entre outros transplantes de motores entre as marcas.
Nota 2: As células de combustível base de hidrogênio, em combinação com as baterias, é um dos caminhos rumo ao transporte neutro de CO2. Veja aqui mais sobre o GenH2 Truck da Mercedes-Benz.
Link: https://planetacaminhao.com.br/daimler-trucks-apresenta-caminhao-conceito-a-celulas-de-combustivel/
Valendo: o Grupo Volvo adquirirá 50% das participações da parceria na empresa Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG por cerca de 600 milhões de euros à vista e livre de dívidas, o que corresponde a aproximados R$ 3.814 bilhões. A conclusão da transação está prevista para o 1º semestre de 2021.

“Para nós da Daimler Truck AG e nosso possível parceiro, o Grupo Volvo, a célula de combustível à base de hidrogênio é uma tecnologia fundamental para permitir o transporte neutro de CO2 no futuro. Nós estamos totalmente comprometidos com o Acordo de Paris para a descarbonização do transporte rodoviário e de outras áreas e com a construção de uma próspera empresa conjunta que entregará grandes volumes de sistemas de células de combustível”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.
“No futuro, o mundo será movido por uma combinação de veículos elétricos a bateria e a células de combustível, junto com outros combustíveis renováveis. A criação da nossa joint venture de células de combustível é um passo importante na formação do mundo em que nós queremos viver”, declara Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
Com o conhecimento adquirido de ambas as marcas, a futura joint venture poderá se beneficiar disso desde o início, representando uma posição única para a nova empresa. Daimler e Volvo são empresas globais graças ao conhecimento dos negócios dos seus clientes, e a futura joint venture terá como base essa tradição de sucesso de ambas as companhias em veículos comerciais para assumir uma posição semelhante em células de combustível.
A joint venture irá desenvolver um sistema com vários níveis de potência, incluindo um sistema duplo com potência contínua de 300 kW para caminhões pesados de longa distância.
O Grupo Daimler e o Grupo Volvo passarão a deter interesses iguais na joint venture, mas continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.
O objetivo das duas empresas é começar com testes em clientes de caminhões com células a combustível em cerca de três anos e iniciar a produção em série durante a segunda metade desta década.
REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO
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