
Retomando nossa série que vai culminar no caminhão mais potente do mundo, chegamos ao ano de 2006, quando a Volvo lançou uma nova versão de seu caminhão rodoviário na Europa e apresentou o impressionante FH 16 com motor D16C de 660 cavalos de potência que desenvolvia um torque de 3.100 Nm. Com isso, a fabricante desbancou sua concorrente, também sueca, a Scania, que era o mais potente até então, com seu caminhão com motorização V8 e 620 cavalos de potência.
Potência Euro 4

O FH 16 também estava disponível em versão com 580 cavalos mas nosso foco é o 660cv, que chega a esta potência máxima entre 1.500 e 1.800 rpm. Para acompanhar, a fabricante colocou sua nova geração de transmissão automatizada I-Shift de 12 velocidades. O caminhão cumpriu a norma Euro 4 de emissões e, nesta versão, a Volvo ofereceu apenas a opção de câmbio automatizado.
Freio motor poderoso
Outro destaque deste caminhão é o sistema de freio motor VEB, que funciona no regulador de pressão de escape e freio de compressão para gerenciar o fluxo de gases de escape e as forças de compressão do motor, gerando poder de retardamento adicional.

Segundo a Volvo, o FH16-660 foi criado para ser o caminhão mais potente do munto, com uma combinação de força e controle, graças ao novo sistema de frenagem, para aplicações especiais e extremas.
Redação Planeta Caminhão
Super Motoristas
Comentarios