Principal

Volvo FH retoma o título de mais potente do mundo em 2006 com motor de 660cv

MAIS POTENTES

Retomando nossa série que vai culminar no caminhão mais potente do mundo, chegamos ao ano de 2006, quando a Volvo lançou uma nova versão de seu caminhão rodoviário na Europa e apresentou o impressionante FH 16 com motor D16C de 660 cavalos de potência que desenvolvia um torque de 3.100 Nm. Com isso, a fabricante desbancou sua concorrente, também sueca, a Scania, que era o mais potente até então, com seu caminhão com motorização V8 e 620 cavalos de potência.

Potência Euro 4

O FH 16 também estava disponível em versão com 580 cavalos mas nosso foco é o 660cv, que chega a esta potência máxima entre 1.500 e 1.800 rpm. Para acompanhar, a fabricante colocou sua nova geração de transmissão automatizada I-Shift de 12 velocidades. O caminhão cumpriu a norma Euro 4 de emissões e, nesta versão, a Volvo ofereceu apenas a opção de câmbio automatizado.

Freio motor poderoso

Outro destaque deste caminhão é o sistema de freio motor VEB, que funciona no regulador de pressão de escape e freio de compressão para gerenciar o fluxo de gases de escape e as forças de compressão do motor, gerando poder de retardamento adicional.

Segundo a Volvo, o FH16-660 foi criado para ser o caminhão mais potente do munto, com uma combinação de força e controle, graças ao novo sistema de frenagem, para aplicações especiais e extremas.

Redação Planeta Caminhão

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.